Foto: Alan Nobre (Divulgação)
O Banrisul lançou, nesta segunda-feira (28), a terceira edição do seu programa de aceleração de startups, o Banritech Fly 2025. O anúncio foi feito durante evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O programa é estruturado com apoio técnico do Tecnopuc, parque científico e tecnológico da PUCRS, e está com inscrições abertas para startups de todo o país até 17 de agosto.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa busca conectar soluções tecnológicas a desafios reais do banco. Nesta edição, o foco será em startups com soluções já validadas, em estágio de operação, tração ou escala. As propostas devem se enquadrar em um ou mais dos seis desafios estratégicos mapeados junto a 15 áreas da instituição: Inteligência de Mercado, Agregador Financeiro PJ, Programa de Fidelidade, Garantia Tokenizada, Gestão de Imóveis e Performance Interna.
– O nosso propósito é tornar a inovação algo vivo e integrado ao dia a dia do Banrisul. Ao aproximar startups que tragam soluções para os nossos desafios mais prioritários, abrimos espaço para novos negócios e modelos, com um relacionamento mais digital e eficaz com os clientes – afirma o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
A edição atual marca a consolidação nacional do programa. Segundo Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, “tanto a PUCRS quanto o Banrisul são organizações de larga tradição no Rio Grande do Sul. Para nós, é um orgulho trabalharmos de forma conjunta no âmbito do Banritech”.
Desde sua criação, o Banritech já acelerou 60 startups, com mais de mil horas de mentorias para cerca de 140 empreendedores. De acordo com o banco, mais de 40% das startups participantes fecharam negócios com outras instituições após passarem pelo programa.
Como funciona o programa
As startups inscritas passarão por uma pré-seleção técnica e, em seguida, apresentarão seus pitches para uma banca avaliadora. As selecionadas participam de um ciclo de aceleração de três meses, entre setembro e novembro, com atividades híbridas, mentorias, consultorias coletivas e acesso ao coworking e à infraestrutura do Tecnopuc.
A participação no programa é gratuita e não envolve vínculo societário ou aporte financeiro por parte do Banrisul. Ao final, até 10 startups serão selecionadas para apresentar suas soluções no Banritech Pitch Day. As três primeiras colocadas receberão apoio financeiro para participação em eventos nacionais e internacionais de inovação, como o Web Summit (Brasil) e o SXSW (EUA).
Soluções esperadas
Os desafios propostos pelo Banrisul têm base em demandas reais da operação. No caso da Garantia Tokenizada, por exemplo, o banco procura soluções capazes de tokenizar ativos usados como garantia de crédito, com automação via smart contracts. Já no Programa de Fidelidade, o objetivo é integrar dados de consumo para gerar ofertas personalizadas.
As startups devem ter CNPJ ativo e atender ao que determina o Marco Legal das Startups. O edital, critérios técnicos e detalhes sobre cada desafio estão disponíveis em: www.banrisul.com.br/banritech.
Leia mais: