Em comemoração a Semana das Comunicações, que termina dia 29 de maio, o arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, recebeu nesta manhã um grupo de jornalistas e comunicadores na sede da residência arquiepiscopal. Profissionais dos principais veículos de comunicação do município participaram do encontro. Neste ano, a igreja católica pede a reflexão sobre a necessidade de escutar, condição indispensável para a promoção do diálogo e da comunicação.
– É um momento importante de comunhão, confraternização e troca de ideias – celebrou Dom Leomar.
Recentemente, Dom Leomar esteve com o papa Francisco no Vaticano e deu um relato sobre as preocupações e análises do líder. Uma mensagem sobre o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais, assinada pelo papa, foi entregue aos profissionais. Nela Francisco destaca a importância da escuta para o exercício do bom jornalismo e, ainda, sobre a escuta na igreja:
“Também não igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos. É o dom mais precioso e profícuo que podemos oferecer uns aos outros. Nós, cristãos, esquecemo-nos de que o serviço de escuta nos foi confiado por Aquele que é o ouvinte por excelência e em cuja obra somos convidados a participar”.
CASA PAPA FRANCISCO
O novo arcebispo está em Santa Maria desde agosto do ano passado e já promoveu diversas mudanças na arquidiocese. Em junho, mais uma delas será lançada. É a Casa Papa Francisco que vai atender moradores em situação de rua com uma estrutura para alimentação, higiene pessoal, lavanderia e dormitórios. A casa ocupará a sede do antigo Banco da Esperança, na Rua Silva Jardim, e será conduzida por frades da Fraternidade O Caminho.