indefinição no trânsito

Após tuíte de Bolsonaro, empresa suspende instalação de novas lombadas eletrônicas na Região Central

da redação*


Foto: Renan Mattos (Diário)
Controladores de velocidade já foram instalados na BR-158, em Itaara

Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, em sua conta no Twitter, na tarde de ontem, resultou na suspensão da instalação das lombadas eletrônicas na região pela empresa que venceu a licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Creches prometidas há seis anos ofertariam 1,5 mil vagas em Santa Maria

No tuíte, o presidente escreveu: "Após revelação do @minfraestrutura de pedido prontos de mais de 8.000 novos radares eletrônicos na rodovias federais do país, determinei de imediato, o cancelamento de suas instalações. Sabemos que a grande maioria destes, tem o único intuito de retomo financeiro ao estado. Ao renovar as concessões de trechos rodoviários, revisaremos todos os contratos de radares verificando a real necessidade de sua existência para que não sobrem dúvidas do enriquecimento de poucos em detrimento da paz do motorista."

Ao ver a declaração do presidente, a empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda, que estava instalando novas lombadas eletrônicas em 15 cidades da região, suspendeu os serviços. Conforme o representante da Fotosensores na região, Marcos Lima, a declaração surpreendeu a empresa. De acordo com ele, a instalação está suspensa até que o Dnit apresente um posicionamento oficial sobre a continuidade das instalações ou uma nova ordem de serviço para a retiradas das lombadas já instaladas.

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje

- Temos um contrato em vigor e, até agora, nada oficial foi informado. O que sabemos é apenas aquela mensagem do presidente. A decisão de suspender foi como precaução, já que envolve muito investimento, novos emprego, esforço de todos que estão envolvidos. Foi criada uma turbulência muito grande - destaca Lima. 

Outra indefinição é quanto ao contrato da Fotosensores com o Dnit, caso a instalação seja mesmo cancelada em definitivo. A assessoria de imprensa do Dnit informou apenas que "seguirá as orientações presidenciais e está fazendo um estudo em toda a malha viária federal, com o apoio da PRF, e somente funcionarão radares em locais onde seja indispensável seu emprego tecnicamente".

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Delmar Pellegrini, confirmou que pediu a suspensão da instalação das lombadas no Estado, pelo menos, até quarta-feira. Uma reunião, nos próximos dias, deve definir a situação. 

Feirão sai da Gare e ganha mais expositores a partir desta semana

O contrato com a Fotosensores foi firmado neste ano, depois que 47 pontos de fiscalização foram retirados, em 14 de janeiro deste ano, quando foi encerrado o contrato entre o Dnit com a empresa que tinha a concessão do serviço, a Koop. Vencedora da nova licitação, a Fotosensores iniciou a reinstalação e havia a previsão para a conclusão do serviço em 20 de abril. A partir de então, dentro de 30 dias, as lombadas deveriam voltar a funcionar e multar. Agora, já não há mais certeza de nada.

PELA 2ª VEZ, BOLSONARO FALA SOBRE CONTROLADORES DE VELOCIDADE
Não é a primeira vez que o presidente Bolsonaro fala sobre este assunto em suas redes sociais. Em 8 de março, durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook, ele afirmou que "não teremos mais lombadas eletrônicas. Elas não serão renovadas". Ele afirmou que a colocação de lombadas eletrônicas nas BRs não tem como objetivo diminuir o índice de acidentes, mas apenas a arrecadação. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

54 opções de emprego para terça-feira em Santa Maria Anterior

54 opções de emprego para terça-feira em Santa Maria

Pressão popular pode interferir no local onde pedágio será instalado na RSC-287 Próximo

Pressão popular pode interferir no local onde pedágio será instalado na RSC-287

Geral