boas-vindas

Após dois anos, Calourada Segura volta a ocorrer no centro

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A tradicional Calourada Segura, para os recém-aprovados nas universidades de Santa Maria voltará a acontecer, pela primeira vez, desde março de 2020. A festa dos bixos, conhecida como Brahma, será na Praça Saturnino de Brito, de segunda a quinta-feira da próxima semana. Organizado pela prefeitura de Santa Maria em união com os órgãos de segurança da cidade, o objetivo é manter o espaço seguro para os acadêmicos. 

Em entrevista a CDN, o sub-comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ª RPMon), major Antonio Marcos Silveira Moreira, falou sobre como a Brigada Militar (BM) tem trabalhado junto da prefeitura, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, e representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para a realização do evento. 

- Estamos com planejamento detalhado para receber e garantir a segurança de que os alunos vão se conhecer e se divertir. Quanto às pessoas que moram no entorno da praça, queremos garantir o descanso delas - afirmou o sub-comandante.

UFSM emite recomendação para uso de máscaras em ambientes fechados da instituição

Conforme o sub-comandante, a Brigada Militar vai utilizar policiamento ostensivo, incluindo base móvel, a pé, a cavalo e em motocicletas. Ainda haverá a divisão da área em três perímetros. O primeiro, no entorno da praça, terá efetivo de policiais a pé. O segundo terá barreiras montadas por policiais militares na Rua Venâncio Aires esquina com a Avenida Borges de Medeiros e na Rua Serafim Valandro esquina com as ruas Doutor Bozano e Conde de Porto Alegre. E o terceiro perímetro, que vai incluir as avenidas Borges de Medeiros, Rio Branco e Presidente Vargas, além da Rua Silva Jardim, onde a força tática também estará atuando:

- Serão em torno de 50 policiais militares por dia envolvidos no evento. É importante dizer que mantemos o policiamento normal da cidade. Na praça será o policiamento extraordinário. O policiamento ordinário seguirá nosso planejamento.

Câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) farão o monitoramento da Praça Saturnino de Brito e a BM ainda aguarda decisão da Secretaria de Segurança Pública para saber se haverá plataforma de videomonitoramento no local.

A prefeitura irá providenciar uma ambulância, banheiros químicos, contêineres de lixo e reforço da estrutura de iluminação. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fará a limpeza do local diariamente.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Segundo a prefeitura, a Secretaria de Mobilidade Urbana ficará responsável por alterações no trânsito relacionadas ao evento. Nos dias da Calourada Segura, o trânsito nas ruas Doutor Bozano, entre a Serafim Valandro e a Duque de Caxias, Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer, e na Coronel Ernesto Marques da Rocha, entre a Coronel Niederauer e a Doutor Bozano, estará totalmente interrompido a partir das 19h. O ponto de táxi da praça será transferido para um trecho mais acima, na própria Doutor Bozano, a partir das 18h. A secretaria também buscará o reforço do serviço de transporte por táxi no local. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE BARES
Nesta sexta-feira, a prefeitura emitiu um decreto que limita o horário de funcionamento de bares, lancherias, distribuidoras de bebidas, minimercados e quaisquer comércios de bebidas. Será permitido o funcionamento até a meia-noite. A determinação vale para estabelecimentos das rua Serafim Valandro, Silva Jardim, do Rosário e avenidas Borges de Medeiros e Presidente Vargas. O decreto tem validade de 11 a 15 de abril. O descumprimento está sujeito a autuação e fechamento do estabelecimento. 

MEDIDAS PREVENTIVAS 
Tanto prefeitura quanto Brigada Militar reforçam alguns cuidados para quem estará na Praça Saturnino de Brito ou nas proximidades.

  • Não deixe celular, carteira, bolsa e outros objetos de valor à mostra
  • Ande sempre acompanhado, principalmente na chegada e na saída do evento
  • No deslocamento, use as vias com presença de policiais e melhor iluminadas
  • Esteja sempre atento e não se coloque em situação de risco
  • Nas atividades do chamado "trote", respeite o colega e não faça ou aceite atividades sem o consentimento dos envolvidos ou ações violentas que possam causar danos físicos e/ou psicológicos. Trotes violentos, que causem lesões ou constrangimento, são ilegais e passíveis de responsabilização criminal 

TELEFONES ÚTEIS

  • 153 (Ciosp)
  • (55) 99217-8122, ou (WhatsApp do Ciosp)
  • (55) 99167-4728 (WhatsApp do Ciosp)
  • (55) 99167-8452 (WhatsApp do Ciosp)
  • 190 (Brigada Militar)
  • 192 (SAMU)
  • 193 (Bombeiros)

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lona é instalada para evitar deslizamento de terra em muro da Avenida Presidente Vargas

Próximo

Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria lança campanha em busca de doações

Geral