Tragédia

Após destroços serem encontrados, Guarda Costeira dos EUA confirma as mortes dos cinco tripulantes do submarino

Após destroços serem encontrados, Guarda Costeira dos EUA confirma as mortes dos cinco tripulantes do submarino

Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos

Após os destroços do submarino turistico que desapareceu no último fim de semana terem sido encontrados, a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, nesta quinta-feira (22), a morte dos cinco tripulantes.


Ainda de acordo com o comunicado, houve uma perda catastrófica da pressão da cabine do submersível, que causou uma implosão pela pressão da água. Soma-se a isso o fato de que a embarcação teria oxigênio disponível para manter os tripulantes vivos até esta quinta pela manhã. 


A implosão é confirmada porque os destroços mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida. Um cone que ia na frente do submarino, uma parte de frente e uma parte de trás da cabine de pressão foram encontrados.



Essas peças foram encontrados cerca de 500 metros dos destroços do Titanic, justamente o destino principal dessa viagem turística. Com todo esse contexto, as autoridades descartaram que os sons ouvidos nos últimos dias eram do submarino.


Ainda é cedo para determinar em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu. Também não há informações preliminares sobre a busca pelos corpos. 



As vítimas

  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic


Buscas pelo submarino

O trabalho de busca pelo submarino turístico que desapareceu no último fim de semana se intensificou ainda mais nesta quarta (21). De acordo com informações da BBC, a embarcação teria oxigênio disponível para manter os tripulantes vivos até esta quinta (22) pela manhã. 


Com menos de 24 horas restantes, as equipes lutavam contra o tempo para encontrar os tripulantes ainda com vida. A partir disso, foram divulgadas, as primeiras imagens das buscas pelo submarino desaparecido. Diversos mecanismos de resgate estão sendo utilizados pelas guardas costeiras americanas e canadenses: três embarcações chegaram ao local pela manhã, uma delas, o The John Cabot, que tem recursos de sonar e está conduzindo padrões de busca ao lado do Skandi Vinland e do Atlantic Merlin. 


Leia mais:


Além dos navios, o governo dos dois países disponibilizou aviões do modelo C-130 para ajudar na busca pelos ares. Ottawa enviou também aeronaves dos modelos P3 e P8 para auxiliar no resgate.


Relembre o caso

O submarino turístico que levava os passageiros para ver os destroços do Titanic desapareceu no último fim de semana. A viagem iniciou no último domingo (18), com cinco pessoas a bordo, fechadas em uma cápsula. 


A expedição aos destroços do navio naufragado em 1912 leva cerca de 8 dias e custa US$ 250 mil, o equivalente a R$ 1,19 milhão por pessoa. O mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva oito horas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programação do Festival Internacional de Inverno da UFSM e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto é divulgada Anterior

Programação do Festival Internacional de Inverno da UFSM e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto é divulgada

Destroços são encontrados em área de busca pelo submarino desaparecido Próximo

Destroços são encontrados em área de busca pelo submarino desaparecido

Geral