Foto: Gabriel Haesbart (Diário)
Jeferson ligou mais de 20 vezes em uma mesma manhã
O contabilista Paulo Émerson Santos, 43 anos, tentou por duas semanas. O técnico agrícola Bruno Rocha, 32 anos, corre risco de perder uma viagem se a demora continuar. Depois de três meses de chamadas ocupadas, a dona de casa Andrea Xavier Sacchet, 44 anos, está prestes a desistir e ir a um município vizinho, pois teme que a filha, que acabou de passar no vestibular da UFSM, não consiga efetivar a matrícula. Em comum, todos buscavam a emissão da carteira de identidade no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria e tiveram de voltar para casa para fazer novas ligações. O serviço, há um ano, tem causado transtornos em Santa Maria pela demora à população e precariedade de estrutura aos servidores.
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A novidade é que, desde esta segunda-feira, os agendamentos por telefone, que antes eram feitos somente às segundas-feiras, passaram a ser de segunda a sexta-feira. Resta saber se o novo procedimento vai, de fato, desafogar a única linha telefônica disponível das 8h às 13h. Ainda que o período para as ligações seja ampliado, o número de fichas por dia segue o mesmo. São 15 por dia, mais as do público preferencial (crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência e gestantes), que podem retirar na hora, sem agendamento.
_ Parece que não colocam no gancho. Sempre ocupado. Teve uma manhã que liguei mais de 20 vezes, uma atrás da outra, como estou fazendo agora _ conta o advogado Jeferson Souza Costa, indignado, mostrando a tela do celular.
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O QUE DIZ O IGP
A demora no atendimento, segundo a diretora de do Departamento do Interior do IGP, Marília da Costa Ribas, deve-se ao aumento da procura neste período do ano. Nesta época, escolas e faculdades exigem atualização de documentos para matrícula, as pessoas aproveitam o período de férias e o tempo livre para procurar o serviço, além das que viajam, sobretudo, para o Exterior, e necessitam da carteira de identidade atualizada.
_ A média de emissão é 1,5 mil carteiras. Desde novembro, estamos emitindo cerca de 1,7 mil. Os agendamentos ao longo da semana são para ajudar a população e melhorar o fluxo de emissão. Mas é uma tentativa, não uma garantia _ diz Marília.
_ Uma amiga foi a São Sepé para agilizar a carteira. É melhor andar uns quilômetros do que esperar aqui _ conta Andrea.
No início do ano passado, havia orientação do próprio Posto de Identificação para procurar municípios como São Sepé, Santiago e Cachoeira do Sul.
Foto: Gabriel Haesbart (Diário)
Andrea espera pelo documento há três meses
NOVA SEDE CONTINUA INDEFINIDA
Já passa de um ano o impasse de se encontrar uma sede para o Posto de Identificação do IGP. Desde que saiu da Rua Alberto Pasqualini, onde dividia o espaço com a agência do FGTS/Sine, em dezembro de 2016, o Estado ainda não providenciou uma endereço definitivo. O prédio do Departamento de Estradas e Rodagens (Daer) em Santa Maria, que chegou a ser uma possibilidade, está à venda.
Há negociação de três prédios em posse do Estado, que ficam todos no centro de Santa Maria. O trâmite da mudança de endereço se dá por meio de processos eletônicos que precisam passar pelo Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape), subordinado à Secretaria da Modernização Administrativa e Recursos Humanos (Sarh).
_ O que dificulta é uma característica dos postos de identificação: precisam ser no térreo, amplos e com acessibilidade. Temos três processos em andamento. A negociação é burocrática mesmo, e não temos prazo _ informa a diretora do Departamento do Interior do IGP, Marília da Costa Ribas.
Das cinco estações de captura _ locais onde são feitas as fotos e a coleta das impressões digitais _, apenas duas são utilizadas em Santa Maria, pois não há espaço para as demais no prédio do IGP.
A situação se agrava porque o número de funcionários é reduzido. Na manhã de ontem, a reportagem foi ao local onde trabalhavam apenas dois servidores e três estagiários. O setor de Perícias do Interior informou que há mais dois servidores, porém, um está afastado por motivos de saúde, e o outro, em férias. Os servidores que trabalhavam no local não quiseram dar entrevista.
COMO FAZER A CARTEIRA DE IDENTIDADE
- Agendamentos (para a semana seguinte) _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo telefone (55) 3223-2730
- Atendimentos agendados _ De segunda a sexta-feira, no horário agendado previamente, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.750
- Documentação necessária _ Certidão de Nascimento ou de Casamento original. CPF e PIS/Pasep são opcionais. Menores de 16 ano s têm de estar acompanhados por responsáveis legais (com documento oficial e foto)
- Retirada do novo documento _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.750
- Atendimento prioritário (crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência e gestantes) _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.750
- Quanto _ R$ 64 (modalidade normal, fica pronta em até 30 dias úteis) e R$ 83,20 (fica pronta em até cinco dias úteis)
- NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
- São Sepé _ (55) 3233-2957
- Santiago _ (55) 3251-4966
- Cachoeira do Sul _ (55) 3722-3069
Foto: Gabriel Haesbart (Diário)
Posto de identificação está com a sede indefinidade desde dezembro de 2016