sem prazo

Após cinco anos de obras, ainda falta asfaltar metade da estrada de Pains

Deni Zolin

Já faz muitos anos. Depois de um grande congestionamento em um vestibular da UFSM, que fez muitos candidatos perderem a prova, a universidade e a prefeitura se uniram para, finalmente, asfaltar a estrada que dá acesso secundário ao campus da universidade - o nome oficial é Estrada Municipal Silvio Schirmer, também conhecida como estrada de Pains. Em novembro de 2013, as primeiras máquinas entraram em cena e começaram a obra. Em 2015, o primeiro trecho chegou a ganhar asfalto. Mas os anos se passaram e, do trecho de 1,9 km de extensão, somente cerca de 1 quilômetro está asfaltado.

Em janeiro de 2017, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) assumiu e afirmou, com todas as letras, em entrevista para este colunista, que a conclusão do asfalto era uma prioridade de seu governo e que seria feita nos primeiros meses de mandato. Na metade do ano passado, o chefe de Casa Civil, Guilherme Cortez, admitiu que a obra não saiu do papel por falta de verbas, mas que a prefeitura estava fazendo o possível para conseguir os recursos.

Agora, um ano após o governo Pozzobom assumir, voltamos a cobrar da prefeitura, já que a queixa é geral dos moradores e motoristas que dependem da estrada. As reclamações são da buraqueira, lentidão e congestionamentos devido à baixa velocidade nos locais esburacados, e também o excesso de poeira nas casas vizinhas. Cortez afirmou, agora, que a prefeitura está concluindo uma análise das contrapartidas feitas pela empresa de condomínios Urbanes, que entrou como parceira na obra, para poder se reunir com a UFSM e definir uma data para conclusão do asfaltamento.

- Nosso compromisso está assumido de fazer a obra, mas não quero prometer uma data antes dessa reunião com a UFSM. Acredito que um prazo factível é até a metade do ano, mas não é uma promessa - afirmou Cortez.


UFSM ESPERA POR CONCLUSÃO

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, alega que a universidade cumpriu com toda a sua parte no convênio e que, até o ano passado, vinha fazendo até consertos na estrada, como tapa-buracos, mas que não tem condições de seguir com essa manutenção a partir de agora. 

- É uma obra importante para Santa Maria e também para a UFSM. Nós cumprimos com nossa parte, mas sabemos das dificuldades iniciais do mandato do prefeito e das próprias dificuldades orçamentárias da prefeitura. Porém, esperamos que a prefeitura consiga concluir o asfaltamento, até porque não é um investimento tão alto - declarou Burmann, na sexta-feira.

É lamentável que acabem sendo asfaltadas ruas de pouco movimento, enquanto vias importantes como essa quase caem no esquecimento.


MUITAS RECLAMAÇÕES

Foto: Deni Zolin
A demora de anos para concluir o asfalto de um trecho de 1,9km deixa os moradores da região e os motoristas que dependem da estrada para ir para o campus revoltados.

- É uma vergonha essa demora. Além da Faixa Nova engarrafar, até aqui a estrada vira uma tranqueira, porque os carros têm de andar devagar, em zigue-zague, desviando da buraqueira - reclama a estudante de Medicina Veterinária Mirela Viana Lopes, 34 anos.

Perto da Faixa Nova, o primeiro trecho asfaltado está em boas condições, exceto num local onde há grandes buracos, que obrigam os motoristas a ir pela contramão para não estourarem um pneu. Depois, há um trecho com cascalho, em que há buracos e muita poeira levantada por carros.

Por fim, perto do campus, há outro trecho com uma base de asfalto, que está tomado de buracos.

Moradora do residencial Novo Horizonte, a veterinária Thayse Avila, 32 anos, tem a casa a 30 metros da estrada de Pains.

- As casas e as calçadas ficam sempre tomadas de poeira. É muita poeira que vem. A gente precisa estar sempre limpando e gastando água para lavar. Além disso, às vezes eles colocam britas e, logo depois, enche de buracos de novo - reclama.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Curso de primeiros socorros será realizado em Santa Maria Anterior

Curso de primeiros socorros será realizado em Santa Maria

Apostador gaúcho leva mais de R$ 900 mil na Lotofácil Próximo

Apostador gaúcho leva mais de R$ 900 mil na Lotofácil

Geral