A Receita Federal (RF) em Santa Maria apreendeu, nesta semana, acessórios para armamentos em um ônibus de passageiros apreendido em Santa Catarina.
O veículo de transporte coletivo, cujos passageiros traziam mercadorias fora do valor da quota e com indícios de comercialização, foi detido no começo do mês de abril em Chapecó. Com auxílio de agentes da Polícia Militar de Santa Catarina, o ônibus foi lacrado e trazido para o depósito da RF em Santa Maria.
Ao analisar a carga, foram descobertos e apreendidos oito kits de conversão Roni. Estes acessórios convertem uma pistola em uma carabina compacta equipada com trilhos para acoplar outros equipamentos, como luzes e miras ópticas. A grande alça de carregamento facilita o carregamento da arma e o uso para operadores canhotos e destros.
– O grande problema são os bandidos usando o acessório em armas de verdade. Com adaptações artesanais esse kit transforma a pistola em uma submetralhadora – explica o auditor fiscal Dainy Pacheco.
Estima-se que cada um destes acessórios custe R$1,8 mil. O produto é considerado de uso restrito, controlado pelo Exército Brasileiro.