caso kiss

Ao lado do local do júri da Kiss, familiares terão tenda de apoio

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Basta sair do Foro Central I, em Porto Alegre, e atravessar uma rua lateral para chegar a um antigo estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que desde esta terça-feira recebe a estrutura para a Tenda do Cuidado. É neste local, esquina das ruas Aureliano Figueiredo Pinto e Edvaldo Pereira Paiva, que os familiares e sobreviventes terão um espaço de acolhimento nos dias de júri. A ideia, é que aqui eles possam descansar, tomar água, fazer lanche ou até mesmo ter atendimento psicológico. Uma equipe multidisciplinar faz o atendimento, incluindo voluntários de Santa Maria que já atuaram no apoio do mesmo grupo. O júri do caso Kiss começa nesta quarta-feira.

LEIA TAMBÉM
Com homenagens, familiares e sobreviventes da Kiss embarcam para Porto Alegre
Tenda da Kiss ganha banner em branco para receber mensagens da comunidade
Júri da Kiss será transmitido em telão na tenda da praça e no Clube Comercial
'Um dos responsáveis pelo assassinato da minha filha me arrolou como testemunha', diz pai de vítima da Kiss
Quase nove anos depois, onde estão e o que fazem os quatro réus da Kiss
Quais os cenários possíveis e o que pesa contra cada um dos réus no júri da Kiss

- Que possa ser uma oportunidade de olhar os fatos de outro ponto de vista, para ajudar na reflexão e na elaboração do luto - além do processo de julgamento - se juntaram aqui forças importantes, o Ministério Público, arquidiocese de Porto Alegre, e a prefeitura, para que tenha melhor ambiência, acolhimento e conforto possível - afirmou o secretário de desenvolvimento social de Porto Alegre, Léo Voigt.

Nesta tarde, o ônibus que transporta integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) deve chegar no espaço assim que chegar em Porto Alegre, para que o pessoal de Santa Maria possa conhecer o espaço.  

A tenda, montada pelo exército e com apoio da prefeitura de Porto Alegre, é um dos espaços dos familiares. Dentro do Foro, as famílias terão acesso a auditórios que serão sala de apoio para quem quiser acompanhar o júri.

A Tenda do Cuidado é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ministério Público, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Caritas da Arquidiocese de Porto Alegre junto da AVTSM. A estrutura em lona foi emprestada pelo Exército Brasileiro. A ação ainda conta com apoio de restaurantes e ONGs locais para a alimentação.

- Em primeiro lugar, o júri não era para acontecer em Porto Alegre. Alguns dos profissionais já trabalharam no acolhimento em Santa Maria, em 2013. Aqui não é a mesma estrutura, então organizamos a estrutura multiprofissional. Para que a gente possa fazer o apoio aos familiares que vêm nesse momento tão difícil. Esse apoio é fundamental. Por enquanto, aqui fora, as pessoas podem respirar um pouco para atender o que eles solicitarem, se tiverem interesse e vontade - conta Ceres Victora, antropóloga e voluntária do acolhimento falando sobre a rede de apoio,

EM SANTA MARIA
Um telão vai transmitir o júri da Kiss a partir da próxima quarta-feira. No primeiro dia, a transmissão será na tenda da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na Praça Saldanha Marinho. Depois, as transmissões serão no Clube Comercial. A exibição tem apoio da prefeitura.

O serviço do Santa Maria Acolhe, localizado na Rua Treze de Maio, número 35, no Bairro Centro, terá turno estendido de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, para prestar atendimento psicossocial para familiares e sobreviventes que precisarem desse tipo de auxílio. A população também pode buscar o Santa Maria Acolhe no horário normal de funcionamento do serviço, das 8h às 17h, que segue, paralelamente, com os demais atendimentos, relacionados a outras demandas.

Os profissionais da prefeitura fazem parte do coletivo que realizará uma série de atividades de cuidado com as chamadas "vítimas diretas e indiretas" da tragédia. Durante todos os dias, voluntários estarão à disposição da comunidade na tenda da Praça Saldanha Marinho e em um espaço reservado no Clube Comercial, na Rua Venâncio Aires.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: sem conseguir ir à Capital, sobrevivente acompanhará o júri do Caso Kiss em Santa Maria

VÍDEO: com homenagens, familiares e sobreviventes da Kiss embarcam para Porto Alegre Próximo

VÍDEO: com homenagens, familiares e sobreviventes da Kiss embarcam para Porto Alegre

Geral