Bom dia, confira as principais notícias desta sexta-feira:
Agudo foi a 6ª cidade com mais propriedades atingidas por deslizamentos de terra na enchente de 2024
Mesmo um ano após a enchente histórica, ainda há muito trabalho de pesquisa para verificar vários detalhes dos estragos registrados no Rio Grande do Sul. Após concluir o primeiro levantamento, que encontrou 16.862 deslizamentos de terra em todo o Estado – um recorde nacional, bem superior aos 5 mil da região serrana do Rio, em 2011 – , agora o Instituto de Geociências da UFRGS avaliou a quantidade de propriedades rurais afetadas. Todos os detalhes na coluna de Deni Zolin.
Na Rua Canário, “é como se o local tivesse saído do mapa”, afirma moradora
1º de maio de 2024, início da tarde de uma quarta-feira. Em poucos segundos, o barro tomou conta da Rua Canário, no Bairro Itararé. Um deslizamento de terra deixou duas vítimas e centenas de pessoas desalojadas. Móveis, carros e parte das casas ficaram debaixo da lama. Moradores tentaram resgatar a adolescente Emily da Rocha, 17 anos, e a mãe Liane Ulguin da Rocha, 45, mas ambas perderam a vida. A cena foi descrita, na época, como um filme de terror por aqueles que presenciaram a tragédia. Leia a matéria completa aqui.
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Em reunião extraordinária na quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para famílias de classe média. A regulamentação remove os últimos obstáculos para que a nova faixa de até R$ 12 mil entre em vigor, garantindo as mesmas condições das linhas de crédito, independentemente da fonte de recursos. Mais detalhes neste link.
Centrais sindicais de Santa Maria realizam ato no Dia do Trabalhador contra a reforma da Previdência e a escala 6x1
Em alusão ao Dia do Trabalhador, centrais sindicais realizaram um ato na manhã desta quinta-feira (1°), em Santa Maria. Entre as pautas da manifestação destacam-se a crítica à escala de trabalho 6x1 e a oposição à proposta de reforma da Previdência dos servidores municipais, que está e discussão no governo Rodrigo Decimo (PSDB). Com um carro de som posicionado na Praça Saldanha Marinho, lideranças sindicais se revezaram ao microfone para reforçar as reivindicações e mobilizar a categoria. Clique aqui e saiba como foi.
Com obra sem data para iniciar, vereador sugere alternativa provisória para liberar Estrada do Perau em determinados dias e horários
A Estrada do Perau, importante ligação entre Santa Maria e Itaara, segue bloqueada desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A interdição, que completa um ano nesta quinta (1°), continua trazendo transtornos à população que utilizava o trecho diariamente, obrigando os moradores a utilizarem somente a rota principal pela BR-158. Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, o líder do governo Rodrigo Decimo (PSDB), Givago Ribeiro (PSDB), disse que recebe, diariamente, as reclamações da comunidade e propôs a criação de um protocolo que permita o tráfego seguro pelo local em dias de tempo firme e nos horários de maior movimento, desde que haja viabilidade técnica. Todos os detalhes neste link.
Cerca de 5 mil pessoas caminham juntas na Marcha Para Jesus em Santa Maria
Os jovens formavam a primeira, a segunda e a terceira fila do grupo que participou da Marcha Para Jesus, em Santa Maria, nesta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalhador (1º). Eles puxaram cerca de 5 mil pessoas pelas principais ruas da cidade, e o ponto de chegada e partida foi a Gare. Famílias inteiras, de crianças a idosos, aproveitaram o dia ensolarada para celebrar Jesus Cristo. Clique aqui e confira como foi.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia