"Só pedi a Deus para não deixar pegar fogo na minha casa", afirma moradora que perdeu tudo após chuva de granizo em Faxinal do Soturno

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Cristiane Borfe levou os animais de estimação até o pavilhão do Parque de Exposições de Faxinal do Soturno. O local abriga cinco famílias que ficaram desalojadas

Pelo menos 500 casas foram atingidas pela forte chuva de granizo na madrugada desta terça-feira (26), em Faxinal do Soturno. Algumas foram totalmente destelhadas e, por isso, 15 famílias ficaram desalojadas. Cinco delas precisaram ser deslocadas para o pavilhão do Parque de Exposições do município. Ao longo do dia, a ONG Instituto Renascer Mateus Meneghetti preparou um almoço coletivo e outras atividades de acolhimento às famílias e crianças que foram levadas até o local.




É o caso de Cristiane Terezinha Borfe, de 45 anos. Moradora do Bairro Verde Teto, ela foi alocada no pavilhão junto com sua família e animais de estimação.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsAppMídia


– Perdi tudo. Quebrou o teto da minha casa e molhou tudo por dentro. Caía água pelas lâmpadas. Tenho quatro colchões e todos foram molhados, roupas... tudo. Não sobrou nada. 


Durante os momentos de grande desespero, ela recorreu à fé:


Só pedi a Deus para não deixar pegar fogo na minha casa. Acho que ele colocou a mão e fez com que nada de ruim acontecesse conosco. As pedras destruíram a minha casa, mas não houve incêndio.



Questionada se já havia presenciado uma situação como essa antes, ela afirma que é a primeira vez, em 45 anos de vida, que passa por isso.


Apesar de toda a situação, Cristiane trouxe consigo suas duas cachorras de estimação, Pretinha e Belinha, que costumam ficar com ela dentro de casa. Outros quatro animais que ficam no pátio seguiram no terreno da residência. 


Além de abrigar as famílias, a prefeitura está arrecadando donativos, como cobertores, colchões e roupas de cama para ajudar quem está sofrendo com esse momento. As doações devem ser entregues na Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Mais detalhes podem ser adquiridos em contato com o Quartel do Corpo de Bombeiros de Faxinal, pelo telefone: (55) 3263-2053.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TJ suspende expediente dos fóruns em todo o Estado devido às chuvas Anterior

TJ suspende expediente dos fóruns em todo o Estado devido às chuvas

Chuva, frio e mais de 500 casas destelhadas: o cenário de Faxinal do Soturno após a queda de granizo durante a madrugada Próximo

Chuva, frio e mais de 500 casas destelhadas: o cenário de Faxinal do Soturno após a queda de granizo durante a madrugada

Geral