Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/Divulgação)
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez uma manifestação, no começo da tarde desta terça-feira (30), para mais um alerta. Durante a declaração, o chefe do Piratini reforçou o pedido para que os moradores de todo o Estado permaneçam em casa. A Defesa Civil do RS auxilia, junto aos demais órgãos de segurança, aqueles que necessitam de ajuda no momento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– É importante que as pessoas se coloquem em segurança. Pontes e rodovias são perigosas neste momento por conta da alvenaria antiga e porque não são feitas para essa intensa chuva. Estamos acionando as Forças Armadas, conversando com os ministros e governo federal. Mesmo com todo esse efetivo não temos como atender todo o Estado.
Ainda pela manhã, o governo do Estado convocou uma reunião de emergência do Gabinete de Crise. Quem esteve à frente da coordenação foi o vice-governador Gabriel Souza (MDB). Conforme a Sala de Situação, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as chuvas devem provocar alagamentos semelhantes aos níveis de novembro de 2023, quando aconteceu uma das maiores cheias da história.
- “A situação será crítica nas próximas 72 horas”, alerta meteorologista da BaroClima sobre temporais na Região Central
- Vendaval derruba galpões e deixa casa destelhada em Santiago; Defesa Civil trabalha com hipótese de microexplosão
- Em Faxinal do Soturno, duas pontes caem após temporal; acesso a Ivorá fica bloqueado
- Linhas de ônibus são suspensas por conta da chuva
Elevação de rios
Regiões em alerta vermelho devem receber mais chuvas nos próximos períodos. Mais cedo, às 10h, a Defesa Civil do RS alertou para elevação do Rio Jacuí a partir de Cachoeira do Sul. Outro aviso emitido foi por conta das cheias no Rio Taquari em Muçum, no Vale do Taquari.
– Tem risco de inundação no Rio Taquari e em outros rios. O que acompanhamos aqui com os especialistas é de que seja um cenário parecido com o que vivenciamos em novembro de 2023.
Educação
Quanto às aulas das escolas estaduais, o governador solicitou para que os estudantes e familiares permaneçam em casa. As atividades serão recuperadas quando possível. Na Rede Municipal de Ensino (RME), em Santa Maria, 30 escolas cancelaram as aulas. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também suspendeu as atividades.