Daer conclui instalação de lombadas físicas na Faixa Velha de Camobi

Daer conclui instalação de lombadas físicas na Faixa Velha de Camobi

Foto: Rian Lacerda

A instalação das lombadas físicas na Faixa Velha de Camobi começou na manhã desta sexta-feira (12) e foi concluída ao longo da tarde. A obra, realizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), visa garantir mais segurança ao tráfego e á realização de retornos em pontos estratégicos da rodovia duplicada.

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Foram instalados três redutores de velocidade. No sentido Camobi–Centro, dois foram implantados próximos ao kartódromo e, antes da Cia das Lonas, com o objetivo de dar mais segurança aos motoristas que utilizam os retornos. Já no sentido Centro–Camobi, a lombada foi construída perto do pé-de-plátano.

Apesar de várias placas indicando os quebra-molas, ao longo da sexta, alguns motoristas não perceberam os redutores e passaram em velocidade alta nos locais. Diante disso, o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar informou que vai tentar manter viaturas perto dos três retornos ao longo dos próximos dias. A preocupação maior é que possa ocorrer algum acidente, principalmente com motoristas de fora de Santa Maria, que vêm eventualmente para a cidade e não sabiam da instalação dos quebra-molas.

Trabalhos demandam atenção dos motoristas que circulam na viaFoto: Rian Lacerda


Previsões

A expectativa do Daer é de que, com a instalação dos quebra-molas, os três retornos bloqueados em agosto sejam reabertos até este sábado (13). Esses quebra-molas são mais longos, com três metros de comprimento, para reduzir a velocidade de forma gradual.

O Daer prevê a construção de três alças de retorno definitivas no primeiro semestre de 2026, quando as lombadas deverão ser retiradas.


Como tudo começou

Em dezembro de 2018, o então governador José Ivo Sartori (MDB) inaugurou a duplicação dos 4,3 km da Faixa Velha de Camobi (ERS-509), com uma solenidade sobre o viaduto da rodovia em cima da Avenida Osvaldo Cruz. Porém, apesar de a obra ter sido dada como pronta e inaugurada, três alças de retorno (pistas em curva pelo lado de fora da rodovia para permitir a manobra com segurança) nunca foram construídas. Em 2020 e 2021, houve registros de vários caminhões e carretas que tentavam fazer o retorno, mas devido à falta dessas alças, ficavam trancados e bloqueando totalmente as pistas duplicadas. Devido à falta de espaço, permaneciam minutos até conseguir manobrar lentamente e conseguir sair do local. Por sorte, não houve acidentes graves quando ocorriam esses bloqueios. Por conta disso, o Daer optou por colocar placas proibindo o retorno de caminhões e ônibus nesses três pontos da Faixa Velha.

Porém, em 2021, o Ministério Público recebeu a queixa de um morador e abriu uma investigação para saber se o Daer recebeu a obra como pronta e para cobrar a conclusão das alças para garantir segurança ao trânsito. Agora em agosto, diante do indicativo do Daer em Porto Alegre de que não haveria R$ 5 milhões para desapropriar os terrenos e construir as três alças, MP e Daer de Santa Maria chegaram a acordo para trancar os três retornos. Diante disso, o Daer na Capital prometeu liberar a verba e construir as alças até a metade de 2026. Foi feito um acordo para serem instalados os quebra-molas e voltar a liberar os três retornos, o que deve ocorrer neste sábado.






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