visita a Santa Maria

'As pessoas não querem favor, elas querem oportunidades', afirma Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)/

Edegar Pretto será o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pelo Governo do Estado nas eleições de outubro. Escolhido por unanimidade dentro do PT, ele representa a ideia de troca geracional defendida pelo partido, com a bandeira da renovação para o Rio Grande do Sul. Em visita a Santa Maria neste final de semana, o deputado estadual participa da despedida da irmã Lourdes Dill da cidade, e fará a instalação da coordenação de sua pré-campanha, na dobradinha com Lula como candidato à presidência. Em entrevista à Rádio CDN, na manhã deste sábado, ele conta as principais bandeiras para sua pré-candidatura ao Estado.

Irmã Lourdes: a despedida e o legado de 35 anos dedicado a Santa Maria e região

Filho do ex-deputado gaúcho Adão Pretto, conhecido por ser um dos fundadores do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), Edegar herdou do pai os ideais de defesa dos agricultores e do povo sem terra. Junto à pré-candidatura de Lula, pretende lutar novamente contra a fome no Estado que, segundo ele, são 1,2 milhão de pessoas abaixo da linha de pobreza.

- Estamos vivendo a pior estiagem dos últimos 70 anos, e pela primeira vez um governo virou as costas pra um setor que tem uma importância enorme no nosso PIB, além do que, são esses homens e mulheres que colocam na nossa mesa o pão de cada dia. Não é por acaso que o Rio Grande do Sul é o estado em que a comida custa mais caro, um estado que produz tanto, com solo fértil, uma estrututa agrícola muito superior aos estados, e nós estamos pagando a cesta básica mais cara do país. 

Monumento ao Ferroviário tem sinais de abandono e vista prejudicada por vegetação

Para alavancar a economia gaúcha, Edegar defende um governo com diálogo e participação de todos, tendo o aumento do poder de compra dos gaúchos como chave central, fazendo parte de um poder público que governe igualmente dando oportunidade para todos, em sintonia com as demandas de cada região:

- Por onde a gente passa as pessoas não querem favor, elas querem oportunidades, e é isso que nós queremos. A nossa opinião era, e continua sendo, de que se o trabalhador tiver com dinheiro no bolso, ele vai comprar mais coisas, vai renovar a sua casa, passear novamente e se alimentar melhor. E com isso o empresário vende mais, a indústria fabrica mais e a nossa economia vai reagir possitivamente. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Da esquerda para direita: Paulo Pimenta, Edegar Pretto e Valdeci Oliveira

SANTA MARIA

Acompanhado das principais lideranças políticas do PT em Santa Maria, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, e o deputado federal e presidente estadual do partido, Paulo Pimenta, Edegar acompanha de perto as necessidades dos santa-marienses. Para a cidade, terá o Hospital Regional e a RSC-287 como prioridades. Edegar quer garantir o funcionamento total do hospital, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando referência de média e alta complexidade. Entre outras rodovias que pretende ampliar no Estado, está a duplicação da RSC-287, que corresponde à Faixa Nova de Camobi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca Anterior

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca

Três cursos de Direito da região conquistam selo de recomendação da OAB Próximo

Três cursos de Direito da região conquistam selo de recomendação da OAB

Geral