chuvarada

19 pessoas estão desalojadas por causa da chuva em Santa Maria

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A chuva não deu trégua desde a manhã de quinta-feira no Estado. Ontem, o grande volume de água causou alagamentos em ruas e invadiu casas. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de acordo com os pluviômetros instalados no Município, a cidade registrou, nas últimas 24 horas, 170 milímetros de chuva.  

FOTOS + VÍDEOS: chuva causa alagamentos. bloqueia trânsito e deixa desabrigados em Santa Maria

Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira, 19 pessoas estavam desalojadas. As cinco famílias - oito crianças e 11 adultos - moram nos bairros Carolina, Noal e Parque Pinheiro Machado. Eles foram encaminhados para casa de familiares. 

Entre a quinta e a sexta-feira, o Sistema de Comando Unificado atendeu 31 ocorrências por conta das chuvas: 26 pontos de alagamentos no Distrito Industrial, Vila Arco Iris, Vila Brenner, Urlândia, Vila Oliveira, Lorenzi, Camobi e Passo das Tropas, quatro cortes de árvores na Rua Vale Machado, BR-158 (próximo garganta do diabo), Rua Bosque e Rua dos Andradas esquina André Marques, e um muro que caiu sobre parte de um prédio na Rua Francisco Manoel. 

Ainda na tarde de quinta, mesmo com chuva famílias que tiveram a casa invadida pela água tentavam limpar o local. No Bairro Juscelino Kubitschek, a dona de casa Charlene da Silva Costa, 29 anos, e o marido, Jean Ribeiro Chaves, 31 anos, tentavam tirar o barro que veio com a chuva. As três filhas do casal precisaram ir para a casa da vizinha enquanto eles tiravam a água da residência. 


Feriado de Natal deve ser sem chuva em Santa Maria

Nesta manhã, equipes da Defesa Civil e da Cruz Vermelha Brasileira estão em alerta e seguem o monitoramento nas áreas de risco: Vila Canários, Vila Bilibio e próximo ao Monumento dos Ferroviários. Quem precisar de atendimento deve solicitar pelo número 193.

DOAÇÕES
A prefeitura está arrecadando e distribuindo donativos para as famílias atingidas pelos alagamentos. Doações de roupas, alimentos e colchões podem ser feitas no Ginásio B do Centro Desportivo Municipal (Rua Appel, 798). O atendimento será realizado também durante o fim de semana. 

O telefone de contato para doações e solicitações é o (55) 99604-9954. 


TRÂNSITO BLOQUEADO E ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS COM DESVIOS
Na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Estácio Lemos, uma galeria pluvial cedeu e uma cratera abriu no cruzamento das vias. Por conta disso, o trânsito no sentido bairro-centro está totalmente bloqueado. Já no sentido centro-bairro, a via está apenas em uma pista. A Prefeitura e a Corsan devem recuperar o trecho ainda hoje. 

Por conta dos alagamentos, linhas de ônibus tiveram o itinerário desviado: Lorenzi, Capivara, Tomazzetti, Tancredo Neves, Santos, Urlândia, Pinheiro Machado e Caturrita. A linha Camobi (via Avenida João Machado Soares), que estava com trajeto alterado, já foi regularizada.

EMERGÊNCIA DO PA DO PATRONATO INTERDITADA
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, a Sala de Emergência do Pronto Atendimento (PA) do Patronato foi interditada novamente, em função de infiltrações no teto. Assim, os atendimentos estão sendo direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), junto ao Hospital Casa de Saúde. Outros setores do PA do Patronato, um consultório pediátrico e uma sala de enfermagem, também registraram problemas, mas os atendimentos e consultas seguem sendo realizados normalmente. 

Ainda, algumas Unidades de Saúde chegaram a registrar problemas em função da chuva na quinta-feira. No entanto, nesta sexta-feira, todas atendem normalmente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vai viajar? Veja a situação das estradas e pedágios para o Litoral e para interior do Estado Anterior

Vai viajar? Veja a situação das estradas e pedágios para o Litoral e para interior do Estado

Quina acumula e paga mais de R$ 6 milhões nesta sexta Próximo

Quina acumula e paga mais de R$ 6 milhões nesta sexta

Geral