Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
Estudos realizados em diversos países mostram que bairros e parques arborizados estão associados à redução de casos de infarto, melhora da saúde mental, diminuição da pressão arterial e do estresse, além de incentivar a prática de atividades físicas e o contato com a natureza. Para Santa Maria, a preservação e expansão das áreas verdes e arborizadas são parte de um planejamento mais amplo e que ainda não saiu do papel.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para a professora do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, Ana Paula Moreira Rovedder, mais do que uma cidade mais verde, com a reposição das árvores suprimidas e da criação de novos parques e áreas verdes, o acesso da população a esses espaços é crucial. Tudo faz parte de uma rede que pode ampliar o bem-estar da comunidade.
– A arborização estimula hábitos saudáveis, como caminhar, correr ou passear com o cão no parque. Além disso, em tempos de mudanças climáticas e eventos extremos, as árvores ajudam a amenizar as amplitudes térmicas nas cidades, melhorando o conforto, a qualidade de vida e reduzindo riscos, principalmente para idosos e crianças – ressalta a pesquisadora.
Mais árvores
De acordo com Ana Paula, o município segue a mesma tendência da maioria dos municípios brasileiros: expansão urbana baseada em pavimentação, concreto e especulação imobiliária. As supressões de árvores são constantes, muitas dentro da lei, mas o problema é que não há reposição adequada, confronta.
Incentivo econômico
Mudança de perspectiva para o desenvolvimento é o que acredita a pesquisadora. Em meio ao crescimento do turismo rural, do ecoturismo e do turismo de aventura, conservar e planejar uma cidade a partir da preservação da natureza pode gerar impactos econômicos positivos.
– A Quarta Colônia, por exemplo, tem grande potencial devido às suas belezas naturais e ao Corredor Ecológico, que atrai políticas de preservação. É preciso romper com a ideia de progresso limitada à monocultura ou ao concreto. O verdadeiro desenvolvimento está em manter áreas preservadas, seguir regras ambientais e conviver de forma sustentável com a natureza.
Leia mais:
- Falta um mês: primeiro campeão da Maratona de Santa Maria dá dicas e revela preparação para a prova
- III Corrida e Caminhada do SEST SENAT movimenta Santa Maria em outubro
- Para que são os novos pórticos instalados na RSC-287