Uma mulher de 62 anos foi assaltada e agredida dentro da Catedral Metropolitana, no centro de Santa Maria, no final da tarde de segunda-feira (9). O ladrão estava com uma arma de brinquedo e anunciou o assalto com um bilhete. Após fugir com uma corrente de ouro da vítima, o assaltante foi preso por policiais da Brigada Militar cerca de 20 minutos depois.
Segundo informações da BM, a vítima estava dentro da igreja quando o assaltante se aproximou e entregou um bilhete onde estava escrito “Fica quieta. É assalto”. A mulher teria reagido e o assaltante deu um tapa no rosto dela, puxou a uma pulseira que ela usava e fugiu.
Policiais da força tática do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) foram chamados e com as características do ladrão fizeram buscas e, em cerca de 20 minutos, identificaram e abordaram o suspeito de 53 anos ainda na Avenida Rio Branco. Ele foi revistado e com ele os policiais apreenderam uma arma de brinquedo imitando um revólver e a pulseira da mulher.
No momento da abordagem, o suspeito havia se aproximado de outra mulher em uma parada de ônibus e pedia dinheiro à ela.
Ele foi reconhecido pela vítima, algemado e levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi feito o registro da ocorrência. Além do flagrante pelo assalto, o suspeito também estava foragido do sistema carcerário. Ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Este é o segundo caso envolvendo furtos em templos religiosos nesta semana. Na segunda-feira (9), uma idosa foi assaltada dentro da Catedral Metropolitana. Neste crime, o ladrão utilizou um bilhete e uma arma de brinquedo na abordagem.
A Mitra da Arquidiocese de Santa Maria afirmou que está ciente sobre os casos de assalto, ocorridos na Paróquia Nossa Senhora Das Dores e na Catedral Metropolitana de Santa Maria e, em nota, afirma que “lamentamos, nos preocupamos e estamos atentos para analisar os fatos e pensar em medidas para garantir a segurança de todos que frequentam a Igreja”.
“Fica quieta. É assalto”: ladrão usa bilhete para anunciar assalto a idosa dentro da Catedral de Santa Maria