Santa Maria retoma atividades escolares e universitárias nesta segunda-feira

Santa Maria retoma atividades escolares e universitárias nesta segunda-feira

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

Milhares de estudantes retornam às aulas, na segunda-feira (4), em Santa Maria. A data marca o início do segundo semestre letivo de 2025 para as redes municipal, estadual e para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Algumas escolas particulares também volta às salas de aula a partir desta segunda. Com a retomada das atividades pedagógicas, o município volta a ter uma rotina intensa nas instituições de ensino, além de contar com reforço no transporte coletivo e programações de recepção e integração.


Entre as escolas da rede privada que retomam as aulas na segunda estão os colégios Marco Polo, Marista Santa Maria, Pallotti, Riachuelo, G10, Franciscano Sant’Anna, Adventista, Totem e Nossa Senhora de Fátima.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Rede municipal
As aulas da rede municipal recomeçam na segunda com anúncio de paralisação já na quarta (6). Em assembleia realizada no dia 24 de julho, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) aprovou a realização de paralisações semanais progressivas a partir de 6 de agosto.


A paralisação começará com um dia de greve na primeira semana e deve se intensificar gradativamente, com mais dias paralisados a cada semana, caso não haja resposta efetiva do Executivo municipal.


Emei Boca do Monte
A única instituição que não terá atividades na segunda é a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Boca do Monte, que funciona em uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O recesso escolar foi adiantado depois que um grupo de 30 indígenas da etnia caingangue ocupou parte do terreno no dia 15 de julho.

 
A escola estará aberta apenas para receber pais e responsáveis que queiram verificar a situação do local e conhecer as novas normas para acesso ao interior da Fepagro – medidas adotadas enquanto os indígenas permanecem no local.

 
As atividades pedagógicas na Emei serão retomadas na terça (5).


Rede estadual
O semestre letivo da rede estadual também será retomado na segunda, conforme o calendário estabelecido pela Portaria Seduc/RS nº 831/2024. Em Santa Maria, 40 escolas retomam as aulas.


Ensino Superior

Na UFSM, a programação oficial de recepção aos estudantes terá início às 10h30min, com cerimônia em frente ao Restaurante Universitário 1 (RU1), no campus sede, em Santa Maria. A atividade contará com falas da Reitoria e apresentações artísticas e culturais.


Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), são esperados cerca de 2 mil novos alunos neste semestre. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também promoverá atividades voltadas à ambientação e ao engajamento da comunidade acadêmica nas duas primeiras semanas de aulas.



Além disso, a universidade está em tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para realizar uma aula inaugural com a ministra Marina Silva, prevista para 15 de setembro.


Para o segundo semestre, conforme o reitor Luciano Schuch destacou em entrevista recente ao programa Bom Dia, Cidade!, o orçamento da UFSM foi recomposto em cerca de R$ 6 milhões, o que permitirá a conclusão do ano letivo com tranquilidade.


Calourada do Inverno

Calouros e veteranos das universidades terão mais uma edição da Calourada entre segunda e terça-feira. A festa ocorre na Gare e é organizada pela Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM) em parceria com a prefeitura. O acesso será exclusivo para estudantes universitários, mediante apresentação de comprovante de matrícula e documento com foto. 


A programação inclui DJs e bandas a partir das 19h, e haverá linha especial de ônibus ligando a UFSM à Gare nas duas noites de evento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No retorno às aulas, alunos da rede pública nascidos em novembro e dezembro recebem a 5ª parcela do Pé-de-Meia Anterior

No retorno às aulas, alunos da rede pública nascidos em novembro e dezembro recebem a 5ª parcela do Pé-de-Meia

Violência na escola: especialistas analisam o quão importante e significativa é a instituição para o adolescente Próximo

Violência na escola: especialistas analisam o quão importante e significativa é a instituição para o adolescente

Educação