Com a palavra

Reitor Paulo Burmann escreve artigo sobre a adesão da UFSM ao Sisu

"

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) escreveu, nesta sexta-feira, um artigo em que comenta a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição de aderir 100% ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira o texto na íntegra:

Pela equidade de oportunidade de aceso ao ensino superior

Entre tantas manifestações na última semana, muitas delas marcadas pela emoção e pela necessidade de reagir a algo nem tão novo assim, dirijo-me à comunidade no sentido de tranquilizar a população, especialmente os estudantes que estão na expectativa conquistar uma vaga na universidade. Digo a todos que compreendo e aceito como legítimas todas as manifestações, mesmo aquelas que não foram adequadamente medidas e até mesmo aquelas que apelaram desproporcionalmente para os sentimentos mais sagrados de uma população inteira.

Reafirmo que a decisão tomada pelo CEPE foi tempestiva, adequada e madura, visto que este assunto já era objeto de debate em vários espaços educacionais ou não há, pelo menos, 5 anos. Não identifico qualquer prejuízo presumido pelo fato de a decisão ter sido tomada "às pressas" - basta olhar para o cenário nacional: das 59 universidades federais, 57 já adotavam parcial ou totalmente o SISU.

Ademais, não estou tratando de uma decisão tomada "na calada da noite" ou resultante de "conchavos". Estamos inaugurando um modelo de gestão que passa ao largo do populismo falacioso e, mais longe ainda, do caudilhismo fisiologista. Trabalhamos com a verdade e com o compromisso com a democracia e com a educação no seu sentido mais amplo.Falei sobre isto no período eleitoral e tornei a falar a partir do início de janeiro à imprensa e aos Conselhos Superiores da UFSM.

Por cuidar dos interesses dos estudantes, vínhamos anunciando que a UFSM utilizaria a nota do ENEM, mesmo antes do período de  inscrições, porque este modelo já era praticado pela UFSM (20% da nota do Vestibular seria completada com os escores do ENEM). O ingresso aos cursos da área de Tecnologia no novo campus de Cachoeira do Sul, em agosto próximo, também ocorreria através dos escores do ENEM, neste caso, 100%. Além disso, a inscrição ao ENEM é compulsória para estudantes do ensino médio. 

Por decisão do CEPE, a administração da UFSM promoveu, pelo menos, 4 fóruns de discussão sobre o tema, divulgados amplamente nos veículos de comunicação. Lamentavelmente, o tema despertou pouco interesse. Poderia ter havido mais debate? Certamente que sim, mas foi o possível dentro do período entre uma sessão e outra do CEPE.

O debate sobre a adesão ao SISU estava aberto, esteve aberto sempre. Todas as possibilidades, de 10%, de 20%, de 30%, de 50% ou de 100% sempre foram uma possibilidade.

Considerando que os sistemas de ensino superior na América Latina têm cobertura que varia de 8% dos jovens de 20 a 24 anos no Brasil; 14% na Colômbia; 16% na Argentina; 18% no México e 22% no Chile, fica muito claro que novas estratégias precisam urgentemente ser adotadas por aqui.

Estamos tratando de uma decisão que visa o benefício e inclusão dos estudantes, sejam eles gaúchos ou não, de escola pública ou não.

É do conhecimento público que os estudantes de escola pública representam a maior parcela da comunidade estudantil do país. No entanto, basta olhar para dentro das universidades federais para constatar que muitos deles não têm acesso a universidade pública planejada, construída e sustentada pelo dinheiro público (do total de 5,95 milhões de estudantes matriculados no ensino superior, 4,43 milhões provêm da rede privada e 1,52 milhões estão da rede pública). Portanto, urgem medidas que proporcionem a correção destas distorções. Evidentemente que devemos estabelecer como meta prioritária recuperar a qualidade do ensino público, processo tão longo quanto aquele que o levou a este patamar. Paralela e emergencialmente  precisamos de medidas que"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cursinhos preparatórios fazem aulão para Enem em Santa Maria

Próximo

Representantes de escolas devem se encontrar com o reitor da UFSM

Educação