O conteúdo para o vestibular da UFSM do ano passado já indicava mudanças. Com relação à matemática, conforme o documento organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), a disciplina deveria ser compreendida como uma parcela do conhecimento humano, para a leitura e interpretação da realidade. Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, em que a nota é usada no Sisu para o ingresso na UFSM, não será muito diferente.
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No Enem, esta área ganha mais destaque do que as outras porque é a única das quatro que foca praticamente em só uma disciplina. Além disso, a pontuação de quem se dá bem neste eixo é maior: no ano passado, por exemplo, a nota máxima em matemática foi 955, e em linguagens foi 817. É importante o candidato manter em mente que é cobrada uma matemática mais voltada ao cotidiano, com pouca aplicação de fórmulas. Apesar disso, elas não podem ser desprezadas. Abaixo, confira duas questões de um mesmo conteúdo que fazem parte desta série de matérias comparativas com o vestibular da UFSM e com o Enem.
Por outro lado, as análises interpretativas na prova de matemática se tornam cada vez mais frequentes. É daí que vem aquela palavra que acompanha a disciplina: tecnologia. Conforme o professor Rosito Borges, do Colégio Riachuelo, a Matemática e suas Tecnologias significa que o conhecimento tem de ser transformado em ferramenta.
- A palavra tecnologia vem de técnica, de arte, de ofício. No Enem, não há um conhecimento puro. Há um conhecimento que é aplicável para o aluno resolver um problema - explica o professor.
COMPARE E ESTUDE
"Ao analisar as duas questões acima, uma do Enem 2012 e outra da UFSM 2013, é perceptível que, mesmo sendo de instituições diferentes, apresentam a mesma projeção de conteúdo programático: Geometria Espacial. Tendo o Enem um caráter interdisciplinar, a questão de 2012 faz uma relação com a Física, tornando relevante que o aluno recorra ao que aprendeu no Ensino Médio para a resolução. Já a da UFSM é mais direta e precisa, abordando o conteúdo de uma forma clara, focada em uma temática, como se constitui o PS (Processo Seletivo). No entanto, ainda que com particularidades distintas, elas não fogem do foco; elas se agregam na escolha dos conteúdos. Dessa forma, o aluno deve apresentar total conhecimento, competência e habilidade para trabalhar com qualquer uma das formas, pois estamos inseridos nessa realidade há um tempo, procurando, aos poucos, mostrar aos alunos que, na verdade, não há uma distinção tão grande entre as duas estruturas."

Dicas do professor Eduardo Dias, de matemática, do Colégio Riachuelo
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