data-filename="retriever" style="width: 100%;">Colagem: Ana Carolina Cipriani (Arco UFSM)/
Com a obra Dezessete Mortos, Nikelen Witter foi a vencedora da categoria Conto no prêmio Açorianos de Literatura edição 2022. Nikelen é escritora e professora do curso de História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e venceu o prêmio pela primeira vez.
Os demais indicados na categoria Conto eram os escritores Daniel Araujo, com o livro Uma vontade inadiável de acabar com esse mundo, e Valesca de Assis, com Caderno de histórias. Ao premiar Nikelen, o júri considerou que a narrativa explora novas faces da literatura e elogiou pelos relatos "de famílias assombradas pelos fantasmas da guerra". A premiação ocorreu remotamente, na noite de quinta, e foi transmitida ao vivo pelo Facebook.
Nikelen dividiu a conquista com a equipe de diagramação e edição, que, segundo ela, ajudaram-a a garantir que a obra contemplasse suas ideias e planejamentos para a versão final.
- É um trabalho coletivo de muita gente que tem se esforçado para construir essa vertente literária. Eu quero dividir esse prêmio com a Luciana Minuzi, que fez uma pesquisa maravilhosa par a diagramação do livro, então visualmente o livro é dela e eu acho que os desenhos internos que ela fez a mão acabam dando o tom e o clima para o leitor.
O livro é uma coleção de sete contos que se passam no cenário do Rio Grande do Sul, mesclando fatos histórico com lendas regionais que foram ouvidas pela autora quando criança.
DEMAIS CATEGORIAS
Outros santa-marienses também foram indicados ao Açorianos na categoria Literatura Infanto-juvenil, com as obras Sherlock e os Aventureiros (Avec Editora), de André Cordenonsi, e Ex Libris (Avec Editora), de Fabio Brust.
Ao final, os vencedores de todas as categorias concorreram ao prêmio de Livro do Ano, que teve o escritor Jandiro Adriano Kock, com o romance Dias de se fazer silêncio, como grande vencedor do ano.
Confira abaixo a lista completa de vencedores do Açorianos 2022:
VENCEDORES
Literatura Infantil
- Ivone Rizzo Bins - O Armário da Vovó (Ilustrações da autora / Libretos)
Literatura Infantojuvenil
- Celso Gutfreind - A menina que morava no sino (Ilustração: Flávio Fargas/ Physalis)
Categoria especial
- Elizabeth Torresini - Caminhos da Enfermagem (Editora do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre)
Crônica
- Luís Maurício Azevedo - Por uma Literatura Menos Ordinária (Figura de Linguagem)
Ensaios de Literatura e Humanidades
- Jandiro Adriano Kock - O Crush de Álvares de Azevedo (Libretos)
Romance
- Camila Maccari - Dias de se fazer silêncio (Editora Bestiário / Class)
Poesia
- Denise Freitas - O gesto sensível do mundo (Editora Bestiário / Class)
Livro do Ano
- Jandiro Adriano Kock - O Crush de Álvares de Azevedo (Libretos)