Foto: Nathália Schneider (Diário)
Com o objetivo de preparar alunos, professores e funcionários para situações de emergência, a Escola Marista Santa Marta realizou, nesta sexta-feira (26), um simulado de evacuação de prédio. O exercício, desenvolvido em dois turnos, integra o Programa Vida Segura e tem como objetivo reforçar a cultura do cuidado nos colégios e unidades sociais da Rede Marista. A data foi definida com antecedência e era do conhecimento de autoridades, gestores, educadores, estudantes e famílias e comunidade do entorno.
Conforme a direção da escola, a ação foi realizada com sucesso em ambos os turnos. Os estudantes, principalmente os menores, estiveram atentos às orientações que foram repassadas durante a semana. Entre estudantes e colaboradores, cerca de 1,2 mil pessoas participaram do exercício, nos dois turnos.
– Conseguimos evacuar o 100% do prédio em cerca de 2min40s pela manhã e 3min pela tarde. A intenção era parecer o mais real possível. Durante a atividade, tivemos ambulâncias e máquina de fumaça para representar o fogo – explica o assistente de comunicação da escola, Felipe Tubino.
No turno da manhã, o exercício contou com a participação da empresa Jotatec, que falou para os estudantes.
A escola pretende realizar outros simulados ainda neste ano, mas sem avisar previamente os estudantes e professores com o objetivo de tornar a ação ainda mais real.
Os simulados são estruturados de maneira realista, a partir do cenário hipotético de uma situação de risco na edificação. Trata-se de um treinamento prático e com caráter instrutivo, para que, em caso de sinistro/emergência, a evacuação do local seja feita em segurança e de acordo com as orientações técnicas.