Ingresso na UFSM

'Nossa proposta não é excluir o Sisu, mas que a universidade não perca a autonomia', diz reitor da UFSM em reunião com estudantes

'Nossa proposta não é excluir o Sisu, mas que a universidade não perca a autonomia', diz reitor da UFSM em reunião com estudantes

Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

O Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) convocou na manhã desta terça-feira (04), uma reunião pública, no Salão Multiuso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para dialogar sobre as formas de ingresso na instituição. A conversa contou com representantes dos estudantes, dos professores, dos técnico-administrativos e da reitoria. A reunião aberta foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da UFSM. O objetivo do DCE é para ampliar o diálogo e adiar a votação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que ocorrerá nesta quarta-feira (05), a partir das 8h30min, no 9º andar da reitoria.

O retorno do vestibular presencial e do Processo Seletivo Seriado (PSS) que está no foco do debate, desde janeiro de 2023, quando começou a ser discutido. Enquanto ocorria as falas na reunião pública, estudantes e representantes do movimento estudantil estavam reunidos no hall da Reitoria da UFSM, produzindo cartazes e escutando as falas que ocorriam na Sala Multiuso.

Tópicos debatidos

Durante os diálogos foram debatidas as questões relacionadas à permanência estudantil, como o auxílio por meio de bolsas. Outro ponto levado à discussão é, segundo estudantes, a elitização da universidade com a volta do vestibular e do PSS.

Ao final da reunião, o reitor Luciano Schuch fez sua manifestação. Ele citou a situação ocorrida na tarde de segunda-feira (03), quando estudantes não deixaram os funcionários da Reitoria saírem do prédio. Segundo o reitor, por essa atitude, foram tomadas medidas extremas, como chamar a Brigada Militar e a Polícia Federal.

Em relação a forma de ingresso, ele reforça que nunca foi dito que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seria excluído totalmente como maneira de entrar no Ensino Superior:

– Em todo o Brasil, desde a implementação do SiSU, nunca teve o total preenchimento das vagas. Por isso, criamos a chamada oral e as vagas complementares na instituição. E a nossa proposta não é excluir o Sistema de Seleção Unificada. Queremos que a universidade não perca a autonomia, que é o que acontece com o SiSU. Queremos focar em problemas mais locais de Santa Maria e da Região Central.

Além disso, Schuch afirma que todo ano terá um levantamento dos dados de ingresso e o conselho irá debater sobre o que foi coletado. Assim, os conselheiros possam decidir como está o andamento da universidade com aquela forma de ingresso, se for escolhida.

A votação está confirmada para quarta-feira (05), às 8h30, no 9º andar da Reitoria. Apenas os conselheiros podem entrar na sala. Em relação à segurança, o reitor comenta que vai ser observada as movimentações da tarde desta terça-feira.

– Se na votação ocorrer algum bloqueio, impedindo os conselheiros de passarem, vamos usar o trabalho das forças de segurança. Mas apenas em casos extremos, não queremos usar.

Na votação, em 30 de março, que foi suspensa, estudantes e representantes das outras categorias puderam acompanhar a reunião nos corredores do 9º andar. Desta vez, apenas os conselheiros estão autorizados a entrar na sala. As demais pessoas poderão acompanhar a votação do hall da Reitoria. A reunião será transmitida pelo canal do YouTube da UFSM.

Como parte da programação proposta pelo DCE, às 17h desta terça-feira, vai ocorrer uma assembléia estudantil no hall da Reitoria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM aprova retorno do vestibular e do processo seletivo seriado Anterior

UFSM aprova retorno do vestibular e do processo seletivo seriado

Por que o DCE é contra o vestibular como forma de ingresso na UFSM? Próximo

Por que o DCE é contra o vestibular como forma de ingresso na UFSM?

Educação