60% dos candidatos de escolas públicas e mais curiosidades; UFSM divulga detalhes sobre o Vestibular de Verão

60% dos candidatos de escolas públicas e mais curiosidades; UFSM divulga detalhes sobre o Vestibular de Verão

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou na sexta-feira (19) um relatório que apresenta informações detalhadas sobre o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS).

Como já anunciado na última terça-feira na coluna de Deni Zolin, na aplicação das três provas do Vestibular, a abstenção ficou em 15,19%. Em relação a abstenção do PSS, após análise dos dados, constatou-se que foi de 5,4%, uma das menores marcas de processos seletivos da UFSM. Confira abaixo outros dados divulgados pela instituição:


Origem escolar

Entre os dados divulgados, ao que se refere a origem escolar dos inscritos, 60,5% candidatos declararam-se oriundos de escolas públicas (municipal, estadual e federal), 36,5% de escolas particulares e 3% escolheram a opção “outros”.

Dos inscritos no PSS, 59,5% declararam-se oriundos de escolas públicas (municipal, estadual e federal), 38% de escolas particulares e 2,1% escolheram a opção “outros”.


Indígenas e quilombolas

O relatório também informou quanto à autodeclaração de candidatos indígenas e quilombolas. No vestibular, cinco inscritos se declararam indígenas e 10 como quilombolas.
Já no PSS, não houve inscrição de candidato indígena. Quanto às quilombolas, quatro se inscreveram no processo seriado.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Pessoas com alguma deficiência

Outro dado significativo divulgado é o número de candidatos que declararam ser pessoas com alguma deficiência física. No vestibular, se inscreveram 151 pessoas com alguma deficiência e no PSS foram 32 candidatos que informaram tal condição.


Renda familiar

Relativo a quantidade de candidatos por faixa de renda inscritos no vestibular, a maioria - 2.595 inscritos - informaram ter faixa de renda familiar per capita maior que três salários mínimos e meio (R$ 4.620,00). A faixa também predominou no PSS, somando 909 candidatos.

Vagas suplementares

O Vestibular de Verão 2024 da UFSM foi o primeiro a ofertar vagas suplementares, além das previstas pelo sistema de cotas e ampla concorrência, para candidato medalhista em competições de conhecimento que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada e candidato com idade igual ou superior a 60 anos na data da prova.

Em relação a essas modalidades de seleção, o relatório apresentou cinco candidatos maiores de 60 anos e 17 medalhistas de competições de conhecimento.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Matrículas nas escolas da rede estadual podem ser feitas até esta terça-feira Anterior

Matrículas nas escolas da rede estadual podem ser feitas até esta terça-feira

Começa nesta segunda-feira o período de inscrições para o Sisu; saiba como participar Próximo

Começa nesta segunda-feira o período de inscrições para o Sisu; saiba como participar

Educação