"Não teremos 100% dos professores necessários em sala de aula", diz representante do Sinprosm sobre retorno da rede municipal em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

Com o começo das aulas municipais marcado para a segunda-feira (24), entidades ajustam os últimos detalhes para garantir um retorno tranquilo para alunos e professores. Ao vivo no Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN (93.5 FM), a coordenadora de comunicação e formação sindical do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), Celma Pietczak, falou sobre a falta de professores e também como as 84 escolas se preparam para enfrentar as altas temperaturas esperadas para a próxima semana.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Atualmente, o município conta com 2,3 mil professores para atender escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede. Destes, 1,7 mil são concursados e 500 possuem contrato temporário. Segundo Celma, o número é insuficiente para atender a demanda, e afirma que não será possível ter presença de todos os professores em sala de aula.

Para o Sinprosm, suprir essa necessidade por meio de professores contratados não é a melhor opção:

– Não teremos 100% dos professores necessários em sala de aula. [...] A rede ampliou muito nos últimos tempos, e esse número de professores não dá mais conta da necessidade, e essa necessidade está sendo suprida pela gestão através dos contratos temporários. Nós temos reafirmado que não é essa forma mais adequada de construir uma rede de educação forte, uma rede de educação que gere essa identidade entre os professores e as comunidades - explica.

O ideal, segundo a professora, é contar com mais de 2,2 mil professores contratados na rede municipal, e garantir que as demais vagas para contratos temporários também sejam destinadas aos concursos públicos:

–  Em uma reunião com a Secretaria de Educação, ficou bem claro que há uma uma leva grande de professores que buscarão aposentadoria agora durante este ano. Como normalmente os concursos fazem com que um grande número entre ao mesmo tempo na rede, essas saídas por aposentadoria também acontecem em grandes quantidades no mesmo período. Então, é necessário que haja um planejamento melhor da gestão para que a gente não comece os anos letivos com essa questão.

Com o retorno do calor marcado para a próxima semana, a climatização das 84 escolas da rede municipal será uma das prioridades do Sinprosm. Segundo o órgão, a maioria das escolas está apta para receber os alunos:

–  A maioria das nossas ecolas são climatizadas, possuem ar-condicionado. O que algumas escolas ainda têm são problemas na rede elétrica, que precisariam de uma uma revisão maior para garantir a carga que os aparelhos de ar-condicionado exigem, especialmente nesses períodos de maior calor. Nós vamos acompanhar, o sindicato se coloca à disposição de todos professores para acompanhar esse processo e entender como é que está a situação em cada escola - explica.

A falta de monitores em sala de aula também preocupa. A possibilidade de terceirização desse serviço foi uma solução apresentada pelo governo, que pensa em uma espécie de residência pedagógica para alunos e estagiários de educação infantil, e também aqueles que precisam acompanhar estudantes com alguma limitação. 

Reajuste

Ainda segundo Celma, uma assembleia marcada para o dia 13 de março deve discutir o reajuste salarial com a categoria. O piso salarial dos professores foi reajustado em 6,27% em 2025, passando a ser de R$ 4.867,77 mensais. Ela conta que o assunto já foi debatido com a administração anteriormente, mas nada foi decidido:

– A primeira reunião que tivemos com a administração não avançou muito, porque o prefeito disse que dentro desse percentual de reposição há uma reforma da previdência, que no nosso entendimento não pode ser. Uma coisa é a previdência, outra coisa é o piso, que é a garantia dessa reposição que é anual aos professores. Vamos continuar buscando esse diálogo - salienta.

Assista a entrevista 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

[email protected]

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje Anterior

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje

Estrutura das escolas e falta de professores: o que a secretária de Educação diz sobre o retorno das aulas na rede municipal Próximo

Estrutura das escolas e falta de professores: o que a secretária de Educação diz sobre o retorno das aulas na rede municipal

Educação