O mês de setembro é, para boa parte dos gaúchos, o mais esperado por quem nasceu neste pago. O culto às tradições e aos costumes fazem com que, até mesmo aqueles nem tão familiarizados com a data, queiram entrar no embalo do 20 de setembro. E para isso, buscam seguir a cartilha do gaúcho.
Santa Maria não terá desfile de 20 de Setembro
Ou seja, vestir a tradicional, e cada vez mais estilizada, indumentária dos pampas. Com a proximidade da data, quem sai lucrando são as lojas especializadas. Para ampliar as vendas, algumas lojas vão funcionar em horário especial no sábado e domingo. Confira ao lado a lista com os sete estabelecimentos pesquisados pelo Diário.
Na Casa do Gaúcho, o número de clientes aumentou desde julho e a procura, nos últimos dias, se intensificou ainda mais.
Nos demais meses temos, claro, uma clientela que é fixa. Mas de julho a setembro, temos um aumento em mais de 50% nas vendas destaca a gerente, Fabiana Gonçalves.
Porém, quem resolver usar pilchas novas no mês de setembro deve estar disposto a abrir a guaiaca. Isso porque os produtos ficam mais valorizados e, por consequência, mais caros.
Em todas as lojas que a reportagem percorreu, os comerciantes revelam que aqueles que não são tão conhecedores da indumentária gaúcha acabam chegando mais propensos a gastar. Na Armazém Criollo, que tem sua matriz em São Gabriel, o faturamento neste mês tem acréscimo nas vendas entre 40% e 50%.
Quase sempre quem procura a loja no mês de setembro é porque quer festejar a data. 80% de quem nos procura é com esse propósito assegura o gerente Ricardo Gonçalves.
Engana-se quem pensa que são apenas os adultos que buscam estar alinhados para os festejos de 20 de setembro. As crianças também querem fazer bonito na data. Na Casa do Gaúcho, uma pilcha completa para uma menina, com vestido de prenda, pode ser encontrada a partir de R$ 200. Já para os meninos, o custo cai pela metade.
Completo ou não (o traje), o importante é saber que somos nascidos aqui assevera o serviços gerais André Diaze, que comprava a vestimenta para um sobrinho de seis anos.
Onde comprar
Aurora Pilchas
- Local Av.Walter Jobim, 391 (em frente ao Big do Patronato)
- Horário No sábado, das 8h às 12h. Não abre no domingo
- Telefone 9633-1595
Casa Jacob
- Local Av.Rio Branco, 55
- Horário No sábado, das 8h30min às 13h. Não abrirá no domingo
- Telefone 3221-4604
Frizzo Pilchas
- Local Rua José Bonifácio, 2.598
- Horário Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 14h às 19h
- Telefone 3028-9616
SM Pilchas
- Local Av.Ângelo Bolson, 341
- Horário Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 14h às 18h
- Telefone 3212-8001
Souza Couros
- Local Rua do Acampamento, 599
- Horário Sábado, das 8h às 17h. Não abrirá no domingo
- Telefone 3222-4244
Armazém Criollo
- Local Rua Visconde de Pelotas, 984
- Horário Sábado das 9h às 18h. Não abrirá no domingo
- Telefone 3026-4091
Casa do Gaúcho
- Local Acampamento, 285
- Horário Sábado das 9h às 19h. No domingo, das 14h às 19h
- Telefone 3217-4930