Pádel

Seleção brasileira de pádel treina em Santa Maria para Campeonato Mundial

Seleção brasileira de pádel treina em Santa Maria para Campeonato Mundial

Foto: Nathália Schneider

Além da UFSM, o Complexo de Esporte e Lazer (Cesla) também está colaborando com a seleção brasileira, ao disponibilizar o espaço para os treinos práticos


Se oficialmente Santa Maria ainda não se tornou a capital nacional do pádel, a cada dia que passa o município fica mais perto desse reconhecimento. Pioneira no país por ter sediado o A1 Padel Tour, torneio internacionalmente conhecido, agora a cidade recebe pela primeira vez os treinos preparativos da seleção brasileira de pádel para o Campeonato Mundial. A vinda da comissão técnica e de sete atletas para o município é fruto de uma parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Pádel (Cobrapa) e o Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de treinamentos em quadra, estão sendo realizadas avaliações físicas, técnicas e táticas nos laboratórios da instituição. A delegação chegou na última quinta-feira (8) e deve ficar na cidade até o próximo domingo (11).

– Eu apresentei uma proposta para ajudá-los com avaliações dos atletas. Os testes realizados aqui no Cefd compreendem as necessidades que o jogo impõe: físico, agilidade, potência, velocidade e resistência cardiorrespiratória. Já nos treinos, vamos apresentar estatísticas técnicas e táticas em tempo real. Todas essas informações vão mostrar um diagnóstico de como eles estão nesta temporada – explica Lorenzo Laporta, professor da UFSM e responsável pela parceria.

Os testes realizados na UFSM avaliam o físico, agilidade, potência, velocidade e resistência cardiorrespiratória dos atletasFoto: Eduardo Ramos

A necessidade de buscar profissionalização na preparação da seleção se intensificou após a equipe conquistar o 5° lugar no último Campeonato Mundial em 2021, no Catar. Em outubro, será realizada mais uma edição do mundial, dessa vez no Paraguai.

– Vínhamos buscando parcerias desde 2021 para melhorar o nosso desempenho, entendemos que precisávamos aperfeiçoar. A ideia é ter uma evolução maior e transportar isso para dentro das competições – afirma Patric Vaz Leães, treinador da seleção brasileira.

Não diferente de outros atletas, o padelista precisa ter uma rotina regrada e com disciplina rígida. Tudo para se manter em alto nível. Gabriel Almeida organiza seu dia a dia em torno do esporte. Além de atuar pela seleção, ele é professor particular em clubes. Para ele, participar das atividades na UFSM é uma oportunidade única:

– Hoje o pádel é minha fonte de renda e também minha carreira profissional. Com as avaliações, vamos entender como eu realmente estou. Depois conseguimos ver onde melhorar. São testes padrão ouro, de referência.

Além da universidade, o Complexo de Esporte e Lazer (Cesla) também está colaborando com a Seleção, ao disponibilizar o espaço para os treinos práticos.

Em agosto, deve ser realizado mais um encontro em Santa Maria. Serão analisados em quais aspectos cada jogador evoluiu antes da disputa internacional que ocorre em outubro no ParaguaiFoto: Eduardo Ramos

Parceria de sucesso

Em fevereiro e abril deste ano, a UFSM já havia promovido dois treinos abertos da seleção brasileira de menores. Os eventos foram considerados um sucesso. As experiências anteriores permitiram que, desta vez, não só a base participasse do encontro, como também jogadores da seleção principal.

Em agosto, deve ser realizado mais um encontro em Santa Maria. Serão analisados em quais aspectos cada jogador evoluiu antes da disputa internacional. Além de estudantes do curso de Educação Física, participam das atividades discentes da Fisioterapia, Medicina e Farmácia.

– A possibilidade de receber esses atletas aqui na universidade permite que nós também melhoremos. Não só os clubes, os treinamentos, mas também futuros professores. Os alunos estão tendo experiências que muitos não têm. Vivenciando como é trabalhar com atletas da categoria de base e da categoria profissional. Nossa preocupação não é só receber a Seleção, mas também formar profissionais no pádel – ressalta Lorenzo Laporta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Luis Gustavo Santos

[email protected]

UFSM recebe o Barcelona de Júlio de Castilhos neste sábado Anterior

UFSM recebe o Barcelona de Júlio de Castilhos neste sábado

Inter-SM tem dúvidas no ataque para o confronto diante do Bagé Próximo

Inter-SM tem dúvidas no ataque para o confronto diante do Bagé

Esportes