incentivo ao esporte

Projeto vai ensinar 'primeiros arremessos' do basquete no Bairro Nova Santa Marta

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A bola bate na tabela, no aro e não entra na cesta. A criança que a arremessou tenta de novo. Quando acerta, finalmente, toma a atitude lógica para o momento: continua jogando. O som das bolas laranjas em quadra foi a trilha do lançamento do projeto Santa Maria Basquetebol na última terça-feira. 

Atleta olímpico Anderson Henriques é homenageado em Caçapava do Sul


As aulas serão ministradas pela equipe Corintians/Asiba (Associação Santa-mariense de Incentivo ao Basquete). Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e escolas sociais de 8 a 12 anos. 

- É a realização de um sonho poder democratizar cada vez mais o esporte. E o basquete, que é o que amamos. Vamos ter crianças com oportunidade de conhecer, porque muitas sequer conhecem o esporte - projeta o coordenador do Santa Maria Basquetebol, Ricardo Leal, o Catila.

AULAS

  • Terças e quintas _ Das 14h às 15h, das 15h às 16h e das 16h às 17h

ONDE 

  • Centro de Artes e Esportes Unificados (Avenida Manoel Mallmann Filho, Bairro Nova Santa Marta)

INSCRIÇÕES

  • De 10 a 30 de agosto ou até as 60 vagas acabarem
  • São feitas no local das aulas

DOCUMENTOS

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência do responsável
  • Atestado de saúde para prática esportiva 

INFORMAÇÕES

  • (55) 98150-1975

ALÉM DO CENTRO
Depois do lançamento, o material de divulgação será repassado nas escolas da Região Oeste. As aulas serão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta. O projeto também será divulgado nas demais escolas posteriormente. 

- O basquete é um esporte que hoje é feito no centro da cidade. Torná-lo cada vez mais democrático é fantástico - argumenta Catila.

Divisão de Acesso vai começar sem torcida presente nos estádios

Uma das instituições que vai ofertar as inscrições para os estudantes é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro. A diretora Edna Mara da Silva Borgias acredita que tudo que "vem para somar" é proveitoso para os alunos.

- Ajuda nossa comunidade, que tem crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. O esporte é uma saída - afirma a diretora.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na avaliação da professora, o pós-Jogos Olímpicos de Tóquio serve de incentivo para a prática esportiva. O treinador Catila pondera que, por trás de um atleta de alto rendimento, está o primeiro incentivo no esporte.

- É a oportunidade da formação, que é de fundamental importância para qualquer atleta. Virar um fenômeno é consequência. Vamos oportunizar o conhecimento do basquete e que as crianças sonhem em um dia se tornar atletas - afirma Catila.

As aulas serão nas terças e quintas. São 60 vagas, divididas em três turmas com uma hora de aula cada, entre 14h e 17h.

Ainda não tem data para o início das atividades, mas é projetado que os primeiros inscritos apareçam na próxima semana. Ainda antes da divulgação, já havia crianças interessadas na quadra. As inscrições são feitas no próprio CEU nos dias das aulas.

FINANCIAMENTO
A iniciativa do Corintians/Asiba é financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania. O Santa Maria Basquetebol tem apoio da prefeitura. O município cedeu a quadra CEU para as atividades e garante a manutenção do espaço.

- A importância de um projeto de esporte é pela inclusão social, desenvolvimento humano, segurança pública e saúde preventiva. Tudo isso é agregado. Disponibilizamos esse espaço, que requer manutenção mensal de infraestrutura, é uma parceria muito rica com a Asiba.

A lei funciona de modo semelhante ao financiamento via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), no caso de projetos culturais. Recursos de renúncia fiscal são destinados para projetos esportivos. No caso do Santa Maria Basquetebol, são 13 empresas apoiadoras.

O que é atendido pela lei não é necessariamente para crianças. Jovens, adultos e idosos também podem ser atendidos. Além disso, é a LIE que pode garantir suporte para que atletas de alto rendimento participem de competições como representantes do Brasil. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei, visita Santa Maria

Próximo

Atleta olímpico Anderson Henriques é homenageado em Caçapava do Sul

Esportes