Foto: Gabriel Pozzo/Divulgação

Com a 3ª Maratona de Santa Maria cada vez mais próxima, cresce a ansiedade e expectativa para o grande dia. Mas para que tudo ocorra bem, é ideal estar preparado e munido de informações. Com cerca de 3,5 mil atletas inscritos em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, o evento terá largada e chegada na Rua Pinto Bandeira, em frente ao campo da Brigada Militar, a partir das 6h do domingo (19).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre os participantes estará o santa-mariense e campeão da primeira edição da Maratona, Gabriel Alves Pozzo. Ao Diário, ele compartilhou algumas orientações para quem vai encarar o percurso. Confira:
Subidas
Pozzo, que conhece bem o trajeto, chama atenção para os trechos mais desafiadores da prova: as subidas no retorno pela Avenida Medianeira e o percurso da Avenida João Luiz Pozzobon entre o trevo do Castelinho e o monumento do Ícaro. Segundo ele, o segredo está em saber dosar o esforço e poupar energia para o final.
– O percurso tem muitas subidas e descidas. A primeira parte é mais tranquila, então eu falo sempre para o pessoal não se empolgar muito no início, não fazer muita força, porque vai precisar no final. São praticamente quatro quilômetros de subida na volta, da região dos quartéis até a Avenida Medianeira. Mas quem se preparou e fez o trabalho de força e subida, vai conseguir dominar esse percurso sem problema – explica Pozzo.
+ Confira aqui o percurso de cada uma das provas
Passada curta ou larga?
Pozzo também lembra que o tamanho da passada influencia diretamente no desempenho e na economia de energia.
– Quanto menor o passo, menos energia tu despende para subir. Então, diminui o passo e aumenta a frequência, ou seja, dê mais passos por minuto. Isso aumenta a eficiência. Se precisar caminhar um pouco, caminha, volta a correr e segue o teu ritmo – destaca.
Controle emocional
Para o corredor, além do preparo físico, a postura e o controle emocional fazem a diferença durante as subidas.
– Na subida, não tem que se preocupar muito com o relógio. Se preocupa mais com a postura: olha sempre para frente, não para baixo, porque isso te faz ficar encurvado. Já na descida, aproveita, embala, desce com alegria e guarda uma reservinha de energia pra subir de novo – recomenda o maratonista.
Outro ponto importante, segundo Pozzo, é evitar comparações:
– Não olha muito pro lado, não se preocupa muito com o que os outros estão fazendo ou se alguém está te passando. Faz a tua prova, se compare consigo mesmo. Depois que subir, é sinal que está pertinho e aí é sucesso – afirma.
Expectativa
Preparando-se para mais uma participação, o atleta diz chegar confiante e com a expectativa de superar o próprio desempenho.
– Estou feliz por chegar a essa maratona com saúde e disposição. A gente não sabe como vai estar o nível da prova, mas eu sei que me preparei e estou melhor preparado do que estava no ano passado. Agora é um período de manutenção e descanso. Hora de segurar os ânimos, segurar a ansiedade e ficar tranquilo ao saber que a preparação foi a melhor possível. Domingo vai ser o dia de desfrutar de tudo isso – afirma.
Programação da Maratona
Entrega de kits
A retirada dos kits segue no período entre 12h às 20h até sexta-feira (17). No sábado (18), último dia para retirada, o horário será das 10h às 17h, no terceiro andar do Royal Plaza Shopping.
Sábado (18)
13h: Abertura da arena da prova, na Rua Pinto Bandeira
14h: Congresso técnico do pelotão de elite, com equipe antidoping da Associação Brasileira Antidopagem
16h: Palestra com o atleta olímpico Fabiano Peçanha
17h: Música ao vivo e happy hour com praça de alimentação, espaço kids e atividades abertas ao público
Domingo (19)
6h: Largada da maratona (42 km) e meia-maratona (21 km)
6h50min: Largada das provas de 10 km e 5 km