raçudinha dos pampas

Maria Portela fatura bronze no Grand Prix de Judô, em Portugal

A judoca Maria Portela, de 34 anos, revelada para o judô no projeto social Mãos Dadas de Santa Maria, conquistou o bronze na categoria até 70 quilos, no Grand Prix de Odivelas, em Portugal, na tarde deste sábado. Foi a segunda medalha da delegação brasileira na competição: a carioca Rafaela Silva, campeã olímpica na Rio 2016, foi a primeira a subir ao pódio na sexta-feira, ao faturar o ouro na categoria até 57 kg. A competição prossegue neste domingo. O Brasil está na disputa por mais quatro medalhas. 

Na luta pelo bronze, Portela superou a atual campeã asiática, a coreana Heeju Han. A brasileira, atual número 6 no ranking mundial, começou o dia superando a ucraniana Yuliia Ukrkurchenko. Na sequência, perdeu para a holandesa Jorien Nedvisser na disputa final da chave. Na repescagem, Portela ganhou da britânica Katie-Jemina Yeats-Brown, e avançou para a disputa do bronze.

- Uma alegria que transborda e uma gratidão por tudo que tenho vivenciado. Foi uma competição onde eu lutei contra adversárias do processo de renovação para este ciclo, muitas adversárias que eu nunca tinha lutado, não conhecia o jogo. Tive erros e acertos. Mas, no final, acabei conquistando a medalha e saio muito contente por esse primeiro passo - afirmou a judoca após receber a medalha.

Os próximos torneios internacionais previstos no calendário da Confederação Brasileira de Judô são o Grand Slam de Paris, em 5 e 6 de março, o Aberto da Europa, em 12 e 13 de março, e o Grand Slam de Tel Aviv, entre 17 e 19 de março. Maria Portela segue para a França, onde vai participar do torneio do Grand Slam de Paris e, depois, retorna ao Brasil para se preparar para o restante da temporada de 2022.

A competição pode ser acompanhada ao vivo pelo site da Federação Internacional de Judô

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lutadora santa-mariense de jiu-jitsu é destaque nos Estados Unidos

Próximo

'O torcedor pode ter a certeza de que vai ver um time que briga até o final', afirma Dall'Astra

Esportes