Foto: Lucas Uebel, Grêmio
Os jogos de Grêmio e Inter pela Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, foram remarcados pela Conmebol. A entidade alterou as datas por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Os times gaúchos não estão treinando devido as inundações que atingiram a Arena e o Estádio Beira-Rio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Tricolor irá enfrentar o Huachipato, no Chile, no dia 4 de junho, e o Estudiantes, na Arena, quatro dias depois. Já o Colorado irá enfrentar o Real Tomayapo, na Bolívia, também em 4 de junho. O confronto com o Delfín-EQU, em casa, será no dia 8 do mesmo mês. Ambos jogos em casa estão com status “indefinido” já que há a possibilidade de não serem realizados em Porto Alegre.
Reprogramación de partidos en la CONMEBOL @Libertadores y @Sudamericana 🗓️#CreeEnGrande
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 12, 2024
Exclusão das competições
Um boato, já desmentido pela Conmebol, afirmava que Grêmio e Inter poderiam ser excluídos das competições continentais para não causar problema no calendário. Assim, os dois teriam vagas garantidas nos torneios em 2025. A informação não é verdadeira.
Pedido de paralisação nacional
Em ação conjunta, Grêmio, Inter e Juventude, oficializaram um pedido de paralisação com Campeonato Brasileiro 2024 à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta da calamidade no Estado.
A carta enviada à entidade pede o adiamento de três rodadas do torneio para todas as equipes, de modo que garanta o princípio do equilíbrio esportivo. Além disso, é solicitado que a CBF estude soluções para minimizar os impactos e prejuízos sofridos pelos gaúchos.
O documento foi assinado pelos presidentes Alberto Guerra, do Grêmio; Alessandro Barcellos, do Inter, e Fábio Pizzamiglio, do Juventude.
Devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, Sport Club Internacional, Esporte Clube Juventude e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enviaram ofício para a CBF solicitando o adiamento total (incluindo todas as equipes da competição) de até três rodadas do Campeonato… pic.twitter.com/IdtVs7RQc1
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 11, 2024
NOTA OFICIAL ⚠️🇪🇪 Devido ao estado de calamidade pública no Estado, Grêmio, Juventude e Internacional enviaram ofício para a CBF solicitando o adiamento total (incluindo todas as equipes da competição) de até três rodadas do Campeonato Brasileiro Série A 2024.
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 11, 2024
Os Clubes pedem… pic.twitter.com/4BqSalB8BI
Devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, Sport Club Internacional, Esporte Clube Juventude e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense enviaram ofício para a CBF solicitando o adiamento total (+) pic.twitter.com/AIY1qXNu9z
— E.C. Juventude (@ECJuventude) May 11, 2024