Jesma

Com seis novas modalidades, Jogos Escolares de Santa Maria iniciaram nesta segunda-feira

Com seis novas modalidades, Jogos Escolares de Santa Maria iniciaram nesta segunda-feira

Eduardo Ramos

Esse ano, o Jesma terá seis novas modalidades além de esportes tradicionais como o futsal

A tarde desta segunda-feira foi marcada por muitos gols nas quadras do Centro Desportivo Municipal (CDM). Isso porque, foi dada a largada para mais uma edição dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma). No primeiro dia de competição, foram disputados os jogos do futsal juvenil masculino das chaves que agrupam escolas estaduais e federais. Ao todo são 23 modalidades que devem ir até o mês de novembro.

Neste ano, o evento tem número recorde de inscrições: 28 escolas municipais, 32 estaduais e 14 particulares, que participam das modalidades coletivas na primeira fase do torneio. As inscrições para os esportes individuais serão realizadas ao longo das próximas semanas e a tendência é que esse número aumente. São esperados mais de 4 mil participantes, número superior à última edição.

– O Jesma é uma das nossas principais políticas públicas porque trabalha o esporte na sua base em escolas com crianças e adolescentes. Mais importante do que o resultado, sabemos que é engajar nosso jovem para a prática esportiva – reflete o secretário de esporte e lazer, Gilvan Ribeiro.

Com vasta experiência na organização do Jesma, a Coordenadora Técnica na Secretaria Esporte e Lazer, Loiva Dias, destaca que a importância do torneio ultrapassa a questão esportiva:

– O esporte forma cidadãos. A vitória e a derrota fazem parte da nossa vida, é algo que eles precisam aprender a lidar. Isso é importante no desenvolvimento do aluno.

Para o diretor do Instituto Estadual Padre Caetano, Luiz Antonio Badinelli, a oportunidade de participar do Jesma também é uma forma de ensinamentos.

– Dentro do esporte existe uma série de preceitos que utilizamos no ambiente escolar, principalmente no aspecto de seguir regras e ter um esforço para alcançar um propósito. Além de promover uma convivência coletiva com outras escolas da nossa cidade – afirma o diretor.

Para o estudante do Instituto Estadual Padre Caetano, Jeferson Goulart dos Santos, 18 anos, participar do Jesma é também uma forma de combater o preconceito:

– Treinamos muito para representar nossa comunidade. Muitas vezes somos discriminados e desmerecidos. Queremos mostrar que a violência não representa o Instituto Padre Caetano.

Nesta edição foram incluídas seis novas modalidades: bocha, futebol de mesa, futevôlei, orientação, padel e patinação. Outra mudança adotada para esta edição, foi a proibição de torcida em jogos de futsal por conta das brigas que aconteceram em 2022.


Modalidades do Jesma 2023

Individuais:
- Atletismo
- Canoagem
- Capoeira
- Ginástica rítmica
- Gincana Assampar
- Golfe
- Judô
- Skate
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Xadrez


Coletivas:
- Basquete
- Futebol sete
- Futsal
- Handebol
- Vôlei
- Vôlei de areia


Novas modalidades:
- Bocha
- Futebol de mesa
- Futevôlei
- Orientação
- Padel
- Patinação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Luis Santos

[email protected]

Jarro é suspenso do futebol por dois anos pela participação em esquema de manipulação de resultados Anterior

Jarro é suspenso do futebol por dois anos pela participação em esquema de manipulação de resultados

Luana Taborda conquista medalhas na Copa do Brasil de Canoagem Próximo

Luana Taborda conquista medalhas na Copa do Brasil de Canoagem

Esportes