craque de bola

Anna Júlia e o pioneirismo: conheça a menina que joga futebol com meninos do Novo Horizonte

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Quem é craque com a bola nos pés costuma começar bem cedo nas categorias de base. É lá que o atleta dá os primeiros passos, aprende os fundamentos e, mais do que isso, segue regras e estimula o espírito de equipe. Ocorre que, quando a craque é uma menina, a história costuma ser um pouco diferente. O caminho é mais árduo, as oportunidades por vezes menores e o investimento baixo. Porém, vem de Santa Maria um exemplo de igualdade e protagonismo feminino no futebol.


style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Com apenas 11 anos de idade, o talento de Anna Júlia Gaspar Doleski chamou a atenção das categorias de base do Novo Horizonte. No time santa-mariense, ela treina com os garotos e já disputou um torneio contra equipes masculinas. Anna Júlia quebrou todas as barreiras como pioneira na equipe e também como a primeira menina a participar da Copa Sarandi, um tradicional torneio sub-12 do Rio Grande do Sul - ela, inclusive, jogou uma categoria acima da dela. Ainda se acostumando a dar entrevistas, ela não titubeou em frente às câmeras:

- Eu gosto muito de jogar com os meninos. É bem normal, não tem nada de diferente. Eles me respeitam muito. E meus pais sempre me disseram que eu poderia fazer tudo o que tivesse vontade, inclusive jogar futebol. 

E, ao acompanhar o Novo Horizonte em campo, de fato, não se percebe nada de diferente. Anna Júlia disputa a bola com os meninos, se apresenta nas jogadas, marca e dribla. Quando há algum jogo, os treinadores e os meninos são bem cuidadosos: só entram no vestiário depois que a jogadora tiver trocado de roupa. Os pais dela, Marcos e Aline, estão sempre com a jogadora nos treinos.

- É muito orgulho para nós. A Anna Júlia é muito determinada, focada. Nós ensinamos ela desde pequena a respeitar todo mundo. Seja menino ou menina, todo mundo tem direito de escolher o que quer e o que gosta. E a Anna Júlia escolheu o futebol e nós vamos sempre apoiar ela - revela, orgulhosa, a mãe.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)

PIONEIRISMO
Anna Júlia começou a jogar aos 6 anos, no Colégio Coração de Maria, onde estuda. Aos 9, entrou para o setor de captação do Novo Horizonte e, neste ano, foi convidada a jogar com os meninos da categoria de base do clube. 

- Nós temos outras meninas no setor de captação que treinam junto dos meninos e estamos trabalhando com um projeto a longo prazo para criar uma categoria de base feminina. Mas, por entender que a Anna Júlia está num nível bem acima, que ela tem condições de jogar de igual para igual com os meninos da base, convidamos ela para vir para cá - afirma o coordenador das categorias de base do Novo Horizonte, William Pereira da Silva.

ROTINA REGRADA

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A jogadora treina todos os dias e concilia a rotina do futebol com os estudos. Atualmente, está no 6º ano. Foi no colégio que surgiu a paixão da menina pelo esporte.

- Desde os 6 anos eu já jogava com os meus amigos. Nós jogávamos escondidos. Hoje só deixo de treinar quando preciso estudar, quando tem alguma prova - afirma Anna Júlia.

SONHO DA PROFISSIONALIZAÇÃO
O objetivo para o futuro é a profissionalização. A meia-atacante sonha em chegar a um clube de expressão e viver do futebol. Para o pai, que também é apaixonado por futebol, seria a realização de um sonho para toda a família.

- Ela sempre diz que o futebol é tudo na vida dela. Nós incentivamos muito e sempre aconselhamos ela a ser humilde e dedicada. Seria emocionante ver ela jogar em algum clube profissional - destaca o pai Marcos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

AVF quer implementar núcleos de iniciação ao vôlei em Santa Maria

Próximo

Santa Maria e Passo Fundo garantem o título da Copa Gaúcha realizada no CDM

Esportes