Noite do bife

Sabor e alegria marcam mais uma noite da 38ª Semana Cultural Italiana em Vale Vêneto

Sabor e alegria marcam mais uma noite da 38ª Semana Cultural Italiana em Vale Vêneto

Foto: Nathália Schneider

Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, pelo menos 1,6 mil pessoas foram até Vale Vêneto, charmoso distrito do município de São João do Polêsine na terça-feira (25) para saborear 150 kg de bife à milanesa. O prato é a estrela dos famosos jantares da 38ª Semana Cultural Italiana, que ocorre em paralelo ao 38º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp!

Katiussa Zuliana, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do município, destaca que o clima fez jus ao nome do  evento e é um atrativo à parte:

– As paisagens de Vale Vêneto falam por si só, não é? Nos preparamos há muito tempo e temos muitas coisas bonitas para ofertar às pessoas que vêm visitar durante a semana. Ano passado, nós tivemos aproximadamente 25 mil pessoas.

Entre o público presente estavam as amigas de Caçapava do Sul Vânia Freitas, professora, e Albina Forgiarini, aposentada:

– Estamos passeando, conhecendo o local e tirando muitas fotos. Fomos muito bem recebidas, as pessoas são bastante atenciosas. Estamos na expectativa também pelo show à noite. É a primeira vez que venho e estou encantada – conta Vânia.

Às 19h, a Igreja Matriz de Corpus Christi ficou lotada para receber mais um recital com professores  que fazem parte da programação do Festival de Inverno da UFSM, desta vez com docentes das universidades federais de Goiás e da Bahia e da University of Georgia, dos Estados Unidos. No programa, sucessos brasileiros e internacionais ao som do piano, violino e flauta transversal.

A Semana Cultural Italiana, responsável por garantir sabor e alegria durante toda a programação, envolve a comunidade local e começa seus preparativos muito antes. Além do almoço italiano, oferecido aos domingos, o risoto, a sopa de agnoline e o bife à milanesa fazem sucesso nos jantares, que ocorrem em dois salões e um anexo. 

Na terça-feira, após as tradicionais oração e brinde, e o desfile dos carismáticos Nonno e Nonna,  o cantor ítalo-gaúcho Délcio Tavares animou os presentes durante o jantar, cantando sucessos da música gaúcha e italiana enquanto passeava entre as mesas lotadas pelo público. Os convites para os jantares são bastante concorridos e devem ser reservados pelos telefones (55) 3289-1096, 3289-1130 ou 3289-1069.


Confira a programação:

Quinta-feira (27)

  • 12h – Recital dos alunos
  • 19h – Recital dos professores
  • 20h30min – Jantar Italiano (cardápio: sopa de agnolini, risoto, galeto, churrasco, bife à milanesa de gado e frango, pão e salada)

Sexta-feira (28)

  • 12h – Recital dos alunos
  • 19h – Recital dos professores
  • 20h30min – Jantar Italiano (cardápio: sopa de agnolini, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada)

Sábado (29)

  • 16h – Concerto da Orquestra Sinfônica da FIIUFSM
  • 19h – Recital dos professores
  • 20h30min – Jantar Italiano (cardápio: sopa de agnolini, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada)

Domingo (30)

  • 9h30min – Cerimônia de encerramento
  • 12h – Almoço Italiano (cardápio: sopa de agnolini, risoto, galeto, churrasco, pão e salada)
  • 14h – Encontro de Corais e Encerramento
  • 16h – Orquestra Projeto Pallotti
  • 20h – Concerto de encerramento do 38º FIIUFSM, com a participação dos professores convidados - Entrada gratuita – Local:  Teatro do Centro de Convenções da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto ensina Balé Clássico para crianças da Nova Santa Marta Anterior

Projeto ensina Balé Clássico para crianças da Nova Santa Marta

Resultado preliminar dos artistas que vão tocar na Calourada é divulgado Próximo

Resultado preliminar dos artistas que vão tocar na Calourada é divulgado

Cultura