Escolas públicas de Santa Maria recebem projeto de música e teatro sobre alimentação saudável

Escolas públicas de Santa Maria recebem projeto de música e teatro sobre alimentação saudável

Foto: Alice Pozzobon (Divulgação)

Em novembro, 10 escolas públicas de Santa Maria terão a oportunidade de receber um espetáculo que é um prato cheio para o coração, para a educação e para a consciência alimentar. “As aventuras de Canjica”, idealizado e coordenado pela artista Juliet Castaldello, junto a uma equipe multiprofissional, foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, através do Edital nº 32/2024 PNAB RS - MÚSICA, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e junta música e teatro para convidar as crianças a refletirem sobre a alimentação de forma lúdica, divertida e consciente. O circuito começa nesta terça-feira (4) e segue até 19 deste mês. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As aventuras de Canjica tem como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento oficial sobre alimentação saudável elaborado pelo Ministério da Saúde. Nele, é possível encontrar orientações que vão muito além de uma lista de alimentos “bons” ou “ruins”. O guia traz uma visão ampla da alimentação, considerando fatores culturais, sociais, ambientais e econômicos. Entre os preceitos desse material, está a ideia de que comer é mais do que ingerir nutrientes: o ato de comer envolve prazer, afeto, cultura e convivência; alimentos in natura e minimamente processados devem ser a base da alimentação; é preciso evitar produtos ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos, embutidos, biscoitos recheados, etc e valorizar a comida de verdade: feita com ingredientes frescos e preparada em casa.


– Esse projeto me dá muito orgulho porque une duas áreas que sempre me interessaram, a alimentação e a infância, às linguagens artísticas que me acompanham há anos: o teatro e a música. Quando começamos a pesquisar, não encontramos músicas feitas para crianças que citassem diretamente os conceitos do Guia Alimentar. Nossa proposta é conversar sobre alimentação sem apontar o que é certo ou errado, mas apresentar os conceitos do Guia de um jeito leve, para que as crianças,  e os adultos também, tenham mais autonomia na hora de decidir o que vai para o prato –  explica Juliet.


Para que “Aventuras de Canjica” saísse do papel, a banda Milho Verde contou (e conta) com uma equipe de mais de 30 pessoas, entre profissionais da música, teatro, artes visuais, comunicação, design, educação e acessibilidade. 


Lançamento musical 

Para o projeto, a banda compôs 10 músicas inéditas que falam sobre alimentação saudável a partir do que preconiza o Guia Alimentar. As canções foram lançadas na última segunda-feira (3) e estão disponíveis gratuitamente em todas as plataformas de áudio (Spotify, Youtube, Amazon Music, etc). As composições passeiam por diferentes ritmos populares do Brasil, inclusive muitos que ainda não haviam sido explorados pelo grupo, como coco, ixejá e samba. 

O álbum é produzido por Sandro de Paula e marca o primeiro lançamento da banda com composições autorais.


Conheça a obra  

No espetáculo, estarão em cena Canjica (Juliet), Seu Espiga (Sandro de Paula), Fubá (Guingo Freire) e Salgadinho (Erick Corrêa). Canjica é curiosa e quer entender e aprender mais sobre o mundo ao seu redor. No meio da Feira da Rua Cinco, ela se depara com Fubá, um farináceo bem humorado e ritmado; Seu Espiga, um senhor que detém muita sabedoria; e Salgadinho, um petisco atrapalhado e bagunceiro. Junto com as crianças, os quatro personagens partem em uma jornada lúdica e divertida em busca da alimentação saudável.


Todas as sessões contarão com tradução em Libras. Além disso, todas as crianças atendidas pelo projeto receberão um livro-zine, contendo as letras das músicas e ilustrações para colorir. As escolas também receberão um Material de Apoio Pedagógico, com atividades e brincadeiras para a sala de aula. Em data posterior à apresentação do espetáculo, as 10 escolas recebem uma oficina de Ritmos Populares Brasileiros. A mesma oficina será ofertada em duas edições gratuitas, uma para professores da rede pública de ensino e outra para artistas da música, teatro, dança e demais áreas afins.


Equipe 

O espetáculo “As aventuras de Canjica” com direção cênica de Geison Sommer e figurinos e maquiagem de Anderson Martins. A identidade visual é assinada por Fernanda Roratto, com ilustrações de Mathias Townsend. O projeto conta com a consultoria pedagógica de Ana Emília Kesler e revisão de conteúdo de Juliana Gomes. A produção executiva é assinada por Luiza de Rossi, e a assistência de produção, por Paola Matos

As gravações do álbum ocorreram no estúdio Caixa de Sons, com o apoio do técnico de som Fabricio Kesner. Juliane Martins é a intérprete de Libras, e Fernando Pozzobon, o responsável pela descrição de imagens. A assessoria de comunicação é de Carolina Carvalho, com Rô Acunha nas redes sociais, Júlia Urach na fotografia e Alan Orlando nos registros audiovisuais. O cenário conta com legumes, frutas e verduras em feltro feitos por Célia Ramos, do Ateliê Ramos Feltros. O Guia Alimentar em feltro foi feito por Joelma Ranov. A assessoria contábil é assinada por André Galarça.


Para saber mais sobre o projeto e não ficar por fora das apresentações, basta seguir As aventuras de Canjica no Instagram, em @aventurasdecanjica.


Agenda de apresentações

  • Terça (4) – EMEF Altina Teixeira
  • Quarta (5) – EMEF Adelmo Simas Genro
  • Quinta (6) – EMEF Nossa Senhora da Conceição e EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
  • Sexta (7) – EMEF Ten. João Pedro Menna Barreto
  • 11/11 – EMEF Fontoura Ilha
  • 12/11 – EMEF Chácara das Flores
  • 13/11 – EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro
  • 18/11 – EMEF São João Batista 
  • 19/11 – EMEF Padre Nóbrega


A greve 

Paralelo ao cronograma, o município está sendo impactado por uma greve decretada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), o que poderia afetar as apresentações a depender da adesão das escolas. Em resposta, a assessoria do projeto divulgou uma nota: 


"Cientes do movimento grevista dos professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, decidimos reavaliar uma a uma as apresentações do projeto "As aventuras de Canjica" previstas para essa semana e a próxima. Nossa equipe está em contato com as comunidades escolares para, em conjunto e respeitando a reivindicação dos profissionais da educação, tomar a melhor decisão para todos os envolvidos e envolvidas"


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Inspirado por Ney Matogrosso, estudante da Quarta Colônia interpreta músicas do ídolo Anterior

VÍDEO: Inspirado por Ney Matogrosso, estudante da Quarta Colônia interpreta músicas do ídolo

“Especial Marisa Monte e as Portas da Imaginação” une arte, música e cuidado em Santa Maria Próximo

“Especial Marisa Monte e as Portas da Imaginação” une arte, música e cuidado em Santa Maria

Cultura