música

Banda Sinfônica da UFSM abre a temporada 2023 com concerto no Centro de Convenções


Fotos: Divulgação


A Banda Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abre no dia 14 de junho a sua temporada de 2023 com uma apresentação gratuita no Centro de Convenções da universidade, em Camobi. A regência do concerto, que ocorre às 20h, é dos maestros Diego Ramires e Clayton Miranda. Para a entrada solidária, é preciso levar 1kg de alimento não-perecível.

– O concerto também marca o nosso retorno ao Centro de Convenções da UFSM depois de quase quatro anos, então o repertório será bem eclético, envolvente e interessante para toda a família. Nós vamos ter desde música americana, marcha, temas de musicais, samba e até música popular brasileira – diz o atual coordenador e maestro, professor Diego Ramires.

O projeto é vinculado ao Departamento de Música da UFSM e visa participar ativamente de eventos artísticos junto à comunidade de Santa Maria e do Rio Grande do Sul. A Banda Sinfônica realiza ensaios semanais de um repertório eclético e o grupo é composto por alunos dos cursos de Música Bacharelado e Licenciatura e do curso de Extensão em Música, além de participantes de projetos sociais e músicos voluntários.

A Banda Sinfônica da UFSM nasceu em 2007, com o nome de Orquestra de Sopro. Foi uma criação do professor João Batista Sartor, o Tita, atual Maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM). Seguiram-se apresentações em vários espaços, com grande público, incluindo na capital Porto Alegre. Depois, a Banda Sinfônica entrou em um período de hiato, de 2013 a 2017, uma vez que Tita precisou se afastar para a realização do curso de Doutorado.

O professor Diego Ramires relembra que, no retorno de Tita Sartor, ele também passou a se envolver com a regência, dividindo a função com o maestro:

– Fiz vários concertos, incluindo o da inauguração do Centro de Convenções da UFSM. Foi nessa época também que nós começamos a expandir a questão da abrangência e passamos a acompanhar artistas. Em 2018, por exemplo, nos apresentamos com o cantor Nei Lisboa.


O professor e maestro Diego Ramires é o atual coordenador da Banda Sinfônica da UFSM

SOB A BATUTA

Em 2019, o maestro Tita Sartor assumiu a regência da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) e Diego Ramires passou, então, a comandar a Banda Sinfônica da UFSM de forma integral. Porém, no mesmo ano, foi a vez de Ramires se afastar para o Doutorado, momento em que a Banda Sinfônica ficou sob a coordenação dos professores Guilherme Barbosa e Clayton Miranda. Os novos coordenadores fizeram um trabalho distinto, com uma abordagem mais voltada à educação e às disciplinas e não tanto às questões artísticas.


– Com o meu retorno, no início deste ano, voltei a assumir a Banda Sinfônica e, nesse concerto de abertura, eu divido a regência com o professor Clayton Miranda. Mas voltando às origens, com o ideal de banda para grandes concertos, no próprio Centro de Convenções, um repertório eclético e uma programação artística mais atraente ao público também – finaliza o maestro Diego Ramires.


  • O QUE É UMA BANDA SINFÔNICA?

    É um agrupamento musical composto apenas por instrumentos de sopro (metais e madeiras) e percussão. Também é regida por um maestro, que possui a mesma relação interpretativa do maestro da orquestra sinfônica. É distinta das bandas de música (civis ou militares) justamente pela diversidade da formação instrumental. A diferença para uma orquestra sinfônica, por exemplo, é justamente os instrumentos de cordas. Com exceção do contrabaixo, a banda não conta com esse tipo de instrumento, como violoncelos e violas. Em síntese, a banda sinfônica pode ser definida como a seção de sopros de uma orquestra sinfônica.


Agende-se

  • O quê – Concerto de abertura da temporada 2023 da Banda Sinfônica da UFSM  
  • Quando – 14 de junho, às 20h
  • Onde – Centro de Convenções da UFSM, no campus em Camobi
  • Quanto – Entrada solidária, mediante 1kg de alimento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duca Leindecker retorna ao Theatro Treze de Maio para show Anterior

Duca Leindecker retorna ao Theatro Treze de Maio para show "Voz e Violão - Pedidos"

Fernando Ávila apresenta o projeto Próximo

Fernando Ávila apresenta o projeto "Acordeon Café" no Theatro São Pedro, em Porto Alegre

Cultura