
O som de um acordeon santa-mariense poderá ser ouvido na capital de todos os gaúchos no dia 14 de junho. Às 12h30min, Fernando Ávila se apresenta em mais uma edição do Musical Évora, que ocorre todas as quartas-feiras no foyer nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, com entrada franca.
Acordeon Café é nome do projeto que o acordeonista, professor e compositor Fernando Ávila, bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Fernando Ávila leva ao São Pedro.
– É um espaço bem importante da música de câmara em Porto Alegre e, para mim, vai ser uma baita honra levar o acordeon para dentro do teatro. Ainda não é o palco principal, mas só de adentrar os aposentos do Theatro São Pedro é muito significativo para o meu trabalho e para o meu instrumento – diz Ávila.
Natural de São Leopoldo, o acordeonista desenvolveu sua carreira artística em Santa Maria. Ele explica que o Acordeon Café é um projeto que rememora a música do ambientes de cafés e bistrôs de cidades cosmopolitas como Paris, Buenos Aires e Amsterdam, tradicionais pontos de encontro de artistas. O repertório caminha pelo tango, valsas francesas, trilhas de filmes e também composições próprias do artista.
– Esse projeto surgiu no café do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, em 2018, onde eu fiz duas apresentações e criei esse título e depois esse projeto se desenrolou em Santa Maria em vários cafés aí e agora está se expandindo. É um projeto onde não apenas toco, mas conto histórias. Porém, como as apresentações do Musical Évora duram 45 minutos, focarei na apresentação do repertório musical – expõe o acordeonista.

TRAJETÓRIA
Em 2017, Fernando Ávila lançou o CD A Lua de Santiago, indicado ao Prêmio Açorianos 2019 na categoria Revelação do Ano. O repertório autoral perpassa gêneros platinos e brasileiros, como a milonga, o tango, o chamamé e o baião, arranjos para acordeon e quinteto de cordas. Ávila tem atuado como solista junto à diversos grupos de música de câmara e orquestras, como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Quinteto Versatilis, Orquestra de Câmara da Unisc e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM).
Em 2020, Ávila viu seu trabalho de compositor ser aclamado internacionalmente. Uma de suas composições, Tango Pour Carla, foi executada no mais conceituado concurso de acordeon do mundo, o Trophée Mondial de L’Accordéon. Suas composições têm sido interpretadas por acordeonistas de diversos países como Portugal, Holanda, Ucrânia, Polônia e Croácia.
A oportunidade de tocar em Porto Alegre também rendeu outro convite muito especial: Fernando Ávila irá participar das gravações do programa Galpão Crioulo, da RBSTV, no dia 14 de junho.
– É muito importante e significativo levar um projeto que ocorre no interior do Estado para a capital. Estou muito feliz – finaliza o artista.