talento da região

Atriz rosariense Leona Cavalli será homenageada no 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira


A atriz optou por deixar o Estado para decolar profissionalmente, mas volta às origens ao menos uma vez por anoFoto: Jonathan Giuliani


Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Curtas e longas podem ser inscritos até 15 de outubro de 2023, exceto curtas gaúchos, que podem ser registrados até 1º de novembro, na plataforma FilmFreeway. O festival ocorrerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bagé, com o tema Patrimônio Histórico & Sustentabilidade.

As homenageadas deste ano são a atriz rosariense Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda, co-criadora e produtora do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina.

Nesta edição, o evento busca debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Estado, tendo como premissa a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o turismo cultural, e as rotas gastronômicas ligadas ao pampa. A democratização e o acesso à produção audiovisual são os principais focos da atração gratuita, que exibe curtas e longas-metragens, oferece um espaço de mercado audiovisual e atividades de formação. Roger Lerina e Jonas Chadarevian dividem a curadoria de longas, enquanto Marizele Garcia, Frederico Ruas e José Eduardo Camargo fazem a seleção de curtas.

Atualmente em exercício como secretário de Cultura de Bagé, Elison Soares destaca a importância do evento para a realidade da região:

– O Festival de Cinema da Fronteira chega a mais uma edição contando com o apoio do município. O audiovisual é um vetor de desenvolvimento e o Festival tem um importante papel por apresentar e premiar os talentos locais.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Leona Cavalli nos bastidores da novela “Terra e Paixão”, com Agatha Moreira, Tatá Werneck, a também gaúcha Grace Gianoukas e Débora OzórioFoto: Reprodução/Instagram


TALENTO DAQUI

Natural de Rosário do Sul, na faixa da Fronteira Oeste gaúcha, Leona Cavalli irá receber o troféu São Sebastião em Bagé, e apresentar alguns filmes em que trabalhou. Atualmente, a atriz está no ar como Gladys, na novela Terra e Paixão, da TV Globo; e na série O Rei da TV, no Star Plus, onde interpreta Iris Abravanel, esposa de Sílvio Santos.

A natureza e a região da campanha gaúcha foram os cenários das primeiras aventuras da pequena Alleyona que, mais tarde, tornaria -se a artista de TV, teatro e cinema Leona Cavalli. Em Rosário do Sul ela corria a cavalo, subia em árvores, nadava e praticava esportes. Cresceu acostumada aos holofotes e a encarar multidões, devido ao trabalho do pai, que foi prefeito da cidade duas vezes. E o interesse pelos palcos também vem da infância. Aos 6 anos, já estrelava peças na escola onde estudava.

Completando 30 anos de carreira em 2023, Leona Cavalli realizou o sonho de viver da profissão. O resultado é uma carreira consolidada, personagens de sucesso nas telas, palcos e na Sétima Arte, que renderam a ela quase 20 prêmios nacionais e internacionais. Em entrevista ao Diário ano passado, a atriz revelou que ainda mantém forte relação com o Estado.

– Sempre que possível, vou a Porto Alegre e a Rosário. Não tanto quanto eu gostaria, mas, pelo menos uma vez por ano, para matar a saudade. Ser do Rio Grande do Sul não foi um problema [para a carreira artística], mas me afastar dele, sim. Existe uma bela tradição de teatro no Estado, com ótimos atores e atrizes. Mas, como o meu desejo era viver somente da atuação, senti que o campo profissional seria mais amplo em São Paulo ou Rio, e acabei me mudando – explicou a atriz.

O festival conta com promoção da Prefeitura de Bagé pela Secretaria Municipal de Cultura, produção da Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, com apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Projeto viabilizado pelo Pró-Cultura LIC/RS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN promove mostra de minidocumentários produzidos em disciplina de audiovisual Anterior

UFN promove mostra de minidocumentários produzidos em disciplina de audiovisual

Música e gratidão marcam noite de homenagens do Theatro Treze de Maio à madrinha Eva Sopher Próximo

Música e gratidão marcam noite de homenagens do Theatro Treze de Maio à madrinha Eva Sopher

Cultura