Despedida do Acampamento Farroupilha: evento teve público de 100 mil pessoas em Santa Maria


Após dez dias de intensa programação, o público se despediu do Acampamento Farroupilha, que ocorreu no antigo Hotel Fazenda Pampas. Durante o período, mais de 100 mil pessoas passaram pelo espaço que contou com a participação de 23 piquetes, conforme a organização.

 
Com o calor do domingo (22), teve gaúcho que recorreu ao chapéu para se abanar, outros optaram por se refrescar com um sorvete ou alguma bebida gelada, mas teve também quem preferiu o tradicional chimarrão e não se “mixou” em ficar perto do fogo para garantir o churrasco dos parceiros. Por todos os cantos, havia fumaça e carne assando, além de piquetes com música ao vivo e dança.


Foto: Beto Albert (Diário)


Um dos momentos mais aguardados neste domingo era o Bateraço, que reuniu artistas, músicos e apreciadores do instrumento musical. Cerca de 100 baterias estavam instaladas na área em frente ao palco, prontas para a edição deste ano, que pela segunda vez, ocorre durante o evento farroupilha.


Antony Ilha, 6 anos, foi um dos participantes. Ele que faz aula de bateria, acompanhou o workshop com o baterista Elias Frenzel, da banda Reação em Cadeia, e subiu ao palco para demonstrar. A mãe do baterista mirim, Ariane Martins, 43 anos, educadora física, contou que a ideia de fazer aula surgiu na edição passada.

 


– Ele viu um menino do tamanho dele tocando e aí me pediu que queria fazer bateria. Aí eu procurei o professor. Ele ensaia todo dia, tem as baquetas e os instrumentos dele. Todo dia é sagrada a hora da bateria em casa – comenta.


Carla Machado, diretora artística da 13ª tradição Regionalista e integrante da Comissão Organizadora do Acampamento, destacou a acolhida dos piquetes aos visitantes.


- Os piquetes além de trazerem uma diversidade de comidas típicas, também acolheram muito os visitantes. Desde um amargo, até uma canha artesanal. A atenção dada a todos, tivemos inúmeras pessoas, estrangeiros visitando o parque também - acrescentou. 


Rogério Homercher, um dos organizadores, definiu os dias de evento, pela “gratidão” às pessoas que abraçaram a proposta.

 
– A ideia é a Semana Farroupilha ser tão grandiosa, mas para ela ser grandiosa, esse abraço foi importante. Todos os piquetes que estiveram aqui, as empresas, as mídias, isso somou muito. Estamos um pouquinho cansados, mas estamos loucos para fazer de novo ano que vem – garante.

 

Segundo Homercher, que estava emocionado, tudo foi feito e pensado com muito carinho. Por isso, alguns piquetes já vão deixar a estrutura pronta para 2025 sem desmanchar. Com público total de 100 mil pessoas, que superou o ano passado, quando 84 mil passaram pelo local, todas as expectativas foram atendidas e destacou as atividades realizadas com o público infantil.


– O importante é estarmos incluídos na sociedade. Tivemos a visita de mais de 5 mil crianças entre rede pública e rede privada. Essas crianças trouxeram energia, ficaram muito felizes por tudo que a gente fez por eles aqui. Porque foi uma parceria nossa com a prefeitura, 13ª RT e com os piquetes, que atenderam essas crianças, juntamente conosco – complementou.


Leia mais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Claudiane Veber

claudiane.veber@diariosm.com.br

Humberto Gessinger em Santa Maria: confira os detalhes do show de sábado e relembre a carreira do artista Anterior

Humberto Gessinger em Santa Maria: confira os detalhes do show de sábado e relembre a carreira do artista

Enviar cartas ficou no passado? Aplicativo possibilita vivenciar a experiência de forma digital Próximo

Enviar cartas ficou no passado? Aplicativo possibilita vivenciar a experiência de forma digital

Cultura