22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ da Região Central ocorre neste fim de semana

22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ da Região Central ocorre neste fim de semana

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ da Região Central ocorre neste fim de semana em Santa Maria. O evento será na Gare da Viação Férrea. Além de músicas, terá ações de saúde e atividades gratuitas. A partir das 14h, no sábado (31) e domingo (1°), a programação conta com apresentações artísticas, rodas de conversa, DJs, marcha e palco livre. A entrada é gratuita. O tema deste ano da 22º Parada Livre da Região Centro é; "A Bandeira do Brasil, suas cores são nossas! Vote com orgulho"

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A Guarda Municipal e a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) devem prestar auxílio ao evento. Já a Secretaria de Saúde participa com a Unidade Móvel de Saúde. No veículo, das 14h às 17h dos dois dias, serão distribuídos panfletos informativos, preservativos e gel lubrificante. Também haverá a disponibilidade de autotestes de HIV e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O evento será apresentado por Vagner Oliveira e Paula De Menezes. A ONG Igualdade que é uma das realizadoras da parada confirmou nas redes sociais, várias atrações como DJs, performances, música, arte, cultura, militância e ativismo. A organização está na luta a mais de 25 anos com o objetivo de um mundo mais equânime e justo

Brasil com mais mortes

Em 2023, morreram de forma violenta no Brasil 230 pessoas LGBTI+, segundo mostra um dossiê publicado em maio deste ano pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+. O número equivale a uma morte a cada 38 horas. O dossiê mostra ainda que, das vítimas, 120 tinham entre 20 e 39 anos. 

O observatório desenvolveu uma metodologia própria ao longo dos anos, com a coleta de informações também em veículos de comunicação e redes sociais, levando em consideração a provável subnotificação dos casos às autoridades e a ausência de dados oficiais com esse recorte específico. 

A versão completa do Dossiê de LGBTIfobia Letal pode ser encontrada no portal do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Rian Lacerda

rian.lacerda@diariosm.com.br

📚 Feira do Livro: Confira a programação desta quinta-feira na Praça Saldanha Marinho Anterior

📚 Feira do Livro: Confira a programação desta quinta-feira na Praça Saldanha Marinho

A história para além dos livros: autor da série Marvin Grinn vai abrir casa temática em Santa Maria Próximo

A história para além dos livros: autor da série Marvin Grinn vai abrir casa temática em Santa Maria

Cultura