beleza

VÍDEO: profissionais indicam como recuperar os cabelos após a temporada de piscina e mar

da redação


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Cabeleireiro Lucimar Casagrande dá dicas de como cuidar dos cabelos em temporada de piscinas

Em tempos de altas temperaturas e calor constante, nada melhor que se refrescar na piscina ou no mar. Mas a exposição ao sol, à areia e ao cloro têm seu preço. Os cabelos são alvos fáceis de desidratação, ressecamento e opacidade após a temporada de verão. Cabeleireiro há 27 anos, Lucimar Casagrande, de Santa Maria, explica que vários produtos podem ser úteis no cuidado pré e pós banhos de piscina: 

- Leave-ins, sprays e cremes com protetor solar são algumas das proteções que a mulher pode utilizar antes de entrar na piscina. Muitas (pessoas) acabam não mergulhando em razão do cloro. É importante molhar e blindar bem os fios antes de entrar na água, para que o cabelo não absorva substâncias danosas da piscina. Cabelos com mechas são os mais preocupantes, já que ficam esverdeados em contato com muito cloro. Eles precisam de uma proteção redobrada. 

E não são apenas os loiros que estão sujeitos a esse efeito. Geralmente, os cabelos que têm mais intervenção de cor são os claros, como loiros e brancos. Porém, ruivos, castanhos e pretos sofrem alterações. 

- Outros tipos de cabelo também podem sofrer com o produto químico, que desbota os fios - afirma a dermatologista, Marcela Buchaim, responsável pelo Spa do Cabelo do Studio Tez, de São Paulo. 

Lucimar orienta a deixar o cabelo de molho, por algum tempo, no leite: 
- Ele vai ajudar a quebrar o pigmento verde e remover a cor esverdeada.

Abaixo, confira as dicas do profissional de como hidratar o cabelo após a temporada de verão:


Botões ganham a estação mais quente do ano

O cabeleireiro Capa Lima, do Circus Pamplona, de São Paulo, fala que um cabelo saudável, com um fio menos poroso e com as cutículas fechadas, desbotará menos.

- O indicado é caprichar na hidratação antes de nadar. O ressecamento em excesso deixa o fio exposto. O tempo em que a pessoa fica na água não influencia no efeito, mas a fragilidade dos fios intensifica os danos - explica o profissional.

Lucimar concorda com Lima. Ele recomenda que, após sair da piscina, o cabelo seja limpo com xampus adequados, seguido de máscara hidratante para nutrir os fios.

- Se deixar a agir a máscara agir por cinco minutos, a pessoa já terá o cabelo limpo e saudável. Quando a temporada das piscinas acabar, é bom ir a um salão de beleza para fazer um tratamento especializado. A hidratação dos cabelos pode e deve ser feita todos os meses do ano - aconselha.

Outro detalhe importante é lavar o cabelo logo após a saída da piscina, para que não sofra o efeito tardio do cloro.

PÓS-PRAIA

A Técnica em Enfermagem Izabel Cristina de Oliveira Boelter usa a coloração vermelha nos cabelos. Recentemente, ela estava aproveitando as férias na praia e conta que redobrou os cuidados com os fios.

Conheça as unhas de gato, estilo que conquista globais

- Uso um coquetel de produtos. Máscaras, leave-ins, protetores. Tudo para que os cabelos não sintam o efeito da maresia. Utilizei o cabelo preso em rabo de cavalo e boné. Os dois foram aliados para cuidar ainda mais dos meus cabelos - conta Izabel.

Assim que chegou da praia, a técnica em enfermagem recorreu ao salão de beleza para garantir a saúde e a beleza dos fios por mais tempo.

*Com informações Folhapress

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: como funciona o botox capilar para reduzir volume e alisar o cabelo Anterior

VÍDEO: como funciona o botox capilar para reduzir volume e alisar o cabelo

Botões ganham a estação mais quente do ano Próximo

Botões ganham a estação mais quente do ano

Moda e beleza