Lidar com conflitos é um desafio cada vez maior. Na busca do melhor comportamento para enfrentar velhas e novas dificuldades, volta à tona o estoicismo. Originária da Grécia Antiga, essa filosofia ganhou destaque principalmente entre as culturas orientais, por oferecer ferramentas práticas para superar desafios emocionais e manter o equilíbrio diante das adversidades do mundo moderno.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Reflexão diária, para analisar atitudes e estabelecer formas mais virtuosas de agir; controle das emoções, evitando situações de irritação, ansiedade ou agressividade; reagir com serenidade, e dar atenção ao presente, focando no que pode ser feito agora, sem preocupar-se excessivamente com o passado ou com o futuro, são práticas necessárias.
A vida cada vez mais acelerada gera fobias, medo e frustação. Os principais benefícios oferecidos pelo estoicismo são o fortalecimento da saúde mental, tomada mais consciente de decisões e autoconhecimento. Incentiva a compaixão consigo mesmo e com os outros, promovendo respeito, gentileza e amadurecimento emocional.
Pesquisas recentes mostram que adeptos do estoicismo obtém maior satisfação pessoal e resiliência diante das dificuldades enfrentadas, independentemente das circunstâncias externas, que tornam o ser humano irracional e intolerante. Defende, como outras doutrinas, que tudo ao nosso redor acontece de acordo com a lei de causa e efeito e que, mesmo sendo dotado de sentimentos, o ser humano não deve ser prisioneiro deles.
Rossandro Klinjey, ao falar sobre “indulgência”, diz que é preciso ter muito cuidado com aquilo que o mundo está nos ofertando. Muitas vezes – diz ele – é um cardápio contaminado, que tem provocado divisões e conflitos, externos e internos, levando ao isolamento, à solidão, à depressão e a outros sintomas de adoecimento.
Não há como ignorar os fatos que ocorrem longe ou perto de nós, mas a consciência do que está ao nosso alcance, ou fora dele, pode ajudar muito a proteger nossa saúde física, mental e espiritual. A ideia não é apresentar um manual da felicidade, mas um roteiro de busca permanente de um estado de felicidade possível. Agora e depois.
Licitação do transporte: entre o legal e o real
Na resenha da semana o principal assunto é a licitação do transporte coletivo urbano, um fato histórico e relevante. O Ministério Público cumpriu seu papel, e coube à Prefeitura a elaboração do processo licitatório. A questão é saber o que acontecerá no dia 2 de setembro, data marcada para abertura de propostas. Os números chamam a atenção, tanto pelo tempo (40 anos) quanto, principalmente, pelo valor estimado de receita, acima de R$ 2 bilhões.
Dúvidas
Apesar do assunto ter sido detalhado, na coletiva de imprensa do prefeito e na mídia, algumas observações ainda podem ser pertinentes. 1 - Os serviços serão pagos por um público que vem diminuindo cada vez mais, por conta do alto valor da tarifa, e pelas concorrências que crescem dia a dia. 2 - A tarifa técnica apontada, R$ 7,67, está muito acima do que se poderia esperar. Para reduzir será necessário aporte de novos subsídios, mas não há nenhuma garantia de que isso ocorrerá.
Tripé
O sistema tem três agentes bem definidos: empresários, usuários e poder concedente. Se um deles não corresponder, os resultados desejados não serão alcançados. Na coletiva de imprensa, o prefeito Rodrigo Decimo afirmou que o sistema tem que ser atrativo, para alcançar seu ponto de equilíbrio. O edital atendeu uma exigência legal,ok, mas, por enquanto não passou disso.
Fiocruz avança na cura do câncer de mama
A Fundação Oswaldo Cruz anunciou a descoberta de uma nanopartícula que pode combater o câncer de mama. Pesquisadores da Fiocruz desenvolveram uma nanopartícula de óxido de ferro que em testes com animais conseguiu frear o câncer de mama sem causar danos ao organismo. A substância impediu a multiplicação de células tumorais, reduziu o risco de metástase e fortaleceu o sistema imunológico. Embora ainda precise de mais testes antes do uso em humanos, o resultado representa um avanço promissor na imunoterapia e destaca o potencial da ciência brasileira no combate ao câncer.
Pagamento de dívidas com Pix em alta
Já consolidado como parte da rotina e das transações diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio de pagamento de dívidas. De acordo com levantamento inédito da Serasa, 1,3 milhão de consumidores da região Sul negociaram débitos com o Pix nos últimos 12 meses, registrando um aumento de 44% na plataforma. O Paraná foi o Estado que contabilizou maior número de acordos fechados via Pix, desde junho de 2024. Já o Rio Grande do Sul apresentou o maior crescimento percentual no uso da ferramenta, com alta de 47,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Escola do campo
Prefeito de Dilermando de Aguiar, Jorginho Saideles (União) e o vice Marcelo Dotto (PT), comemoram os primeiros 200 dias de governo cumprindo um roteiro de visitas na sede e no interior do município. Falaram sobre planos para o futuro e ouviram muitas reivindicações. Um dos projetos anunciados pelo prefeito, na área educacional, é a transformação de escolas no campo em “escolas do campo”. Os detalhes estão sendo ultimados e devem ser anunciados em breve.
Monumento a Pivetta
Vale Vêneto recebe a partir deste domingo, dia 27, e até o dia 3 de agosto, visitantes de perto e de longe para a 40ª edição da Semana Cultural Italiana e do Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria. Os eventos, criados pelo padre Clementino Marcuzzo e pela professora Alzira Severo, continuam juntos até hoje. Um dos destaques da Abertura Oficial, domingo, às 10h, será a inauguração do busto de Luiz Pivetta, falecido em 24 de abril de 2021, e que durante muitos anos coordenou a Semana Cultural Italiana.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!