Uma noite dessas fui a Faxinal do Soturno para fazer uma palestra e como estava preocupado com o horário devido aos bloqueios na estrada, saí bem mais cedo. Chegando com bastante antecedência estacionei o carro ao lado da praça central e fiquei pensando no quanto é agradável existirem locais públicos bem cuidados, limpos, uma harmonia entre flores e cores, espaços de lazer e até para sentar quando nada se tem a fazer a não ser pensar na vida ou não pensar em nada. Do nada não se tira nada, mas de uma mente em silêncio se pode tirar muita coisa e ouvir o que o barulho muitas vezes impede.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A sede bateu e meus olhos bateram numa lancheria convidativa. Sentei e ao levantar os olhos, deparei com uma mensagem que quase tirou o copo da minha mão. Dizia o seguinte: “A vida é como uma câmera. Foque no que é importante. Capture bons momentos. Desenvolva a vida a partir dos negativos. E se as coisas não derem certo, TIRE OUTRA FOTO”.
Li, reli, não resisti. Pedi um guardanapo à atendente, que também é a proprietária, uma santa-mariense que mora há algum tempo em Faxinal, e me pus a copiar. Depois me dei conta, poderia ter usado a minha câmera, a do celular, e capturar a mensagem. Fui pelo modo antigo. Que mensagem profunda, disse à ela. Como a palestra era numa casa espírita, dediquei quase metade do tempo à reflexão daquela mensagem que não veio a mim por acaso, como nada, aliás, é por acaso.
Quanto tempo desperdiçamos nos ocupando, e nos preocupando, com coisas que não tem nenhum valor, não trazem nenhuma contribuição à nossa SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL (este era o tema da palestra). Assim como a beleza da revelação vem através do negativo, assim também a vida se revela tantas vezes através dos desafios e das dificuldades. E sempre haverá possibilidade de tirar outra foto, nesta ou em outras vidas, até chegarmos aos resultados que queremos e merecemos. Agora e depois.
Vacinação
Santa Maria já tem data definida para iniciar a ação de vacinação contra a gripe, H1N1, mas ainda não tem o quantitativo de doses que serão disponibilizadas. A campanha começará dia 7 de abril, mas o número depende das doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul e quantas serão repassadas para Santa Maria. O secretário Guilherme Ribas, com quem conversei, ainda não tinha a listagem de todos os locais onde a vacina será aplicada.
Prioritários
Além de idosos, gestantes e crianças acima de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 23 dias, também integram os chamados grupos prioritários as puérperas, moradores em situação de rua, indígenas, quilombolas, professores, integrantes das forças armadas e de segurança.
Dengue
O município continua combatendo o mosquito transmissor da dengue. Com apoio do Exército, estão sendo realizadas ações nos bairros Passo D’Areia, Salgado Filho, Nova Santa Marta e Boi Morto. Santa Maria tem 6 casos confirmados de dengue, 109 notificações e nenhum óbito.
Covid-19
Apesar de ter saído da lupa da população, a Covid-19 continua na agenda da Secretaria de Saúde do Município. A vacinação continua sendo feita regularmente em diferentes locais da cidade, tendo como público-alvo as crianças, idosos e pessoas com comorbidade. A situação vacinal de cada usuário poderá ser consultada através do “Meu SUS” digital, ou diretamente com o Setor de Imunizações pelo número (55) 99167-4172.
Pendências
A distribuição de medicamentos continua gerando dúvidas e reclamações. Em pergunta encaminhada sobre os serviços prestados, a Secretaria de Saúde do Município informou que “são dispensados medicamentos do componente especializado, através da abertura de processo administrativo na Farmácia de Medicamentos Especiais. Documentos necessários para solicitação de medicamentos constam no site da Farmácia Digital. Também são dispensados medicamentos do componente estratégico, para tratamento de Toxoplasmose e Covid-19”. Sobre a transferência para um novo local, em condições mais adequadas, ainda não há nenhuma informação. Nem sobre turnos estendidos em regiões de maior população, um dos temas da campanha eleitoral.
Reunião histórica
A reunião de quarta-feira no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Porto Alegre, com representações políticas de Santa Maria e Região Central, pode mudar radicalmente, e de forma favorável, a ação da Empresa Sacyr na duplicação da RSC-287 em nossa região. Esta pelo menos é a expectativa que se tem. Santa Maria teve papel de protagonismo através de sua representação e isto, aliado as iniciativas já desencadeadas pelo Ministério Público e pela Câmara de Vereadores, pode abrir novos “caminhos”. Se movimento semelhante tivesse ocorrido quando as primeiras máquinas começaram a chegar, muitos problemas poderiam ter sido evitados, como, por exemplo, a instalação da praça de pedágio no distrito da Palma.
Homenagem a Théo
Emocionante a homenagem que as mães gabrielenses prestaram ao menino Théo nas margens do Rio Vacacaí. Quem, como eu, viveu seus primeiros 10 anos tomando banho naquelas águas e olhando o infinito de cima da ponte, pode imaginar muito bem como foram os últimos instantes deste menino neste plano antes de ser jogado pelo próprio pai, em quem tanto confiava. Que a grandeza da vida eterna possa confortar o coração partido da mãe Abigail e promover toda a justiça necessária. Agora e depois.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!