O verdadeiro sentido do Natal

Cada ano as mesmas músicas, os mesmos preparativos, o mesmo roteiro, chester na mesa, troca de presentes, de mensagens e de abraços. Um ritual decorado junto à arvore decorada com os enfeites tradicionais. Nada contra, tomara que seja assim em todos os lares e em todos os lugares. Que bom que o sentimento natalino ainda sirva de inspiração para atos de solidariedade e amor, sendo presença na vida principalmente de crianças que esperam que alguém leia sua cartinha e atenda seu pedido.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Tudo isso é bom e meritório, mas é também muito importante destacar o verdadeiro sentido de Natal. A celebração do nascimento de Jesus deve ser sempre um chamamento à reflexão e um despertar de consciências. Qual a principal mensagem que o Natal traz a você? E a cada um de nós? Qual o presente que você mais gostaria de ganhar? 


E ao aniversariante, você está pensando que presente vai dar? Você já se imaginou diante de Jesus recém-nascido? Ouro, incenso e mirra os Reis Magos já deram. Quem sabe a gente brinca de amigo secreto com Ele e tenta traçar seu perfil para descobrir o melhor presente que podemos lhe dar? Em três de caminhada, lições e pregações, Jesus se revelou de forma plena e transparente. 


Pelos seus ensinamentos somos capazes de saber exatamente quem Ele é e o que mais gostaria de receber de cada um de nós. Ouça a voz de sua consciência, abra seu coração, compreenda as manifestações que vêm do seu interior, e viva este momento com toda a beleza que sua Alma é capaz de alcançar. A magia está na descoberta do presente, e do verdadeiro sentido do Natal. Isto abrirá novos horizontes nos caminhos de nossa existência. Agora e depois.


Diplomação com recado solene

Além da evidenciada harmonia entre os juízes e os promotores eleitorais de Santa Maria e do reconhecimento ao trabalho dos servidores e colaboradores, chamou a atenção a fala do juiz Ulysses Fonseca Louzada, no ato de diplomação do prefeito, vice e vereadores de Santa Maria, na quinta-feira. Sem perder o caráter solene, ele deu um forte recado aos futuros gestores para que dediquem atenção especial a três setores fundamentais para o bem estar da população: Educação, Saúde e Segurança. 


Ao dizer que não se pode confundir escolarização com educação integralizada, observou que escola de turno integral e escola de tempo integral são complementares, mas diferentes. Disse também que a saúde precisa melhorar, pois hoje as pessoas não podem adoecer depois das 17h, porque os postos fecham a partir deste horário. Na segurança, afirmou que hoje existem duas cidades, a Santa Maria do dia e a Santa Maria da noite.


Aos vereadores que integrarão a nova legislatura pediu que sejam parceiros na luta para implantar em Santa Maria um núcleo da APAC, Associação de Proteção e Assistência a Condenados, ONG que tem como objetivo auxiliar o sistema judiciário na execução das penas através da ressocialização dos apenados, dando-lhes oportunidade de estudo, religiosidade e trabalho. “Este ano fiquei sozinho, mas não desisti da ideia”, afirmou.


Foto: Beto Albert (Diário)


Na foto acima, da esquerda para a direita: promotor Antônio Augusto Ramos de Moraes, juiz Ulysses Fonseca Louzada, prefeito diplomado, Rodrigo Décimo, juiz Vinícius Borba Paz Leão e promotor Fernando Chequim Barros.


Perguntas e respostas 

Perguntei ao prefeito Jorge Pozzobom para qual secretaria seria nomeado no Governo do Estado e quando assumiria. Resposta: Nada certo, meu destino imediato é voltar ao meu escritório de advocacia. Pode até ser, mas acho que por pouco tempo. 

 
Perguntei ao vereador Luiz Carlos Forte sobre seu destino. Resposta: a prefeitura. Quando perguntei para qual secretaria, apenas sorriu.


Fratura exposta  
Discussão entre Werner Rempel e Tubias Calil pela disputa dos gabinetes da próxima legislatura só não chegou as vias de fato porque a turma do “deixa disso” evitou. Não faltaram ofensas, dedo em riste e ameaças. Como todos estão em pé de igualdade, presume-se que os critérios sejam os mesmos para todos, e todas. Até para evitar o risco de qualquer fratura, física ou simbólica.


Dos anais da casa
Houve um tempo em que a Câmara de Vereadores de Santa Maria tinha um time (quase) imbatível. Dizem que o segredo não era a qualidade do time, mas a escolha dos adversários! Depois de disputas acirradas na tribuna, tudo se amenizava quando todos vestiam a mesma camisa, seja no futebol tradicional, futebol sete ou no futsal. Na foto partilhada pelo Jorge Rodrigues, o Faísca, vemos da esquerda para a direita (em pé): Binício Fernandes, Adi Forgiarine, Paulo Pimenta, Vicente Paulo Bisogno, Mosar da Costa e Fernando Pillusky. Agachados: Ony Lacerda, Sérgio Cechin e Valdeci Oliveira.


Candidatos esperam resposta
Candidatos aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de saúde pública e vigilância ambiental continuam à espera de uma nova data ou da devolução do valor da inscrição. O concurso, que seria realizado dia 29 de setembro, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 


Enquanto os candidatos reclamam da falta de informação, a prefeitura de Santa Maria diz que aguarda uma decisão judicial.

 
A vida continua, nesta e em outras dimensões.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O verdadeiro sentido do Natal Anterior

O verdadeiro sentido do Natal

Sobre turistas e felicidade Próximo

Sobre turistas e felicidade

LEIA MAIS