Vamos nos movimentar? Envelhecendo com saúde e qualidade de vida

A prática de exercícios físicos como hábito

O hábito é uma ação que se repete com frequência e regularidade. Praticar exercícios físicos, deveria ser uma prioridade em nossos cotidianos para mantermos e obtermos mais saúde física e mental. Que bom se conseguíssemos agir assim. Ao organizarmos nossas rotinas, devemos dedicar algum tempo para o cuidado do corpo, escolhendo atividades que nos agradem e que promovam uma busca pela consciência tanto física como mental. 


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Todos sabemos dos inúmeros benefícios que tais práticas promovem, como reduzir impactos do tempo na trajetória do nosso envelhecimento e melhorando nosso tônus muscular, mantendo, assim a qualidade de vida. Mas o que significa qualidade de vida para você? Para mim, significa eu poder gozar de uma saúde física e mental, buscando manter sempre uma autonomia e independência diante das escolhas nas ações que faço. 


Para isso é necessário que eu inclua em minhas rotinas, um tempo para exercitar meu corpo, além das atividades tidas como cotidianas. Quando dedicamos este tempo para tais práticas, em que buscamos a execução pautada na consciência e na respiração, somadas a correção dos movimentos, os benefícios são inúmeros.


Prevenindo doenças crônicas
Todas as fases das nossas vidas são acompanhadas por transformações. Praticar exercícios físicos com regularidade, auxilia também no fortalecimento do nosso sistema imunológico, prevenindo o surgimento de inúmeras doenças crônicas, mantendo nossas mentes mais saudáveis. 


Com o passar dos anos, o envelhecimento acentua uma perda funcional e estrutural no organismo. Para que isto seja amenizado, é essencial a inserção de exercícios físicos no dia a dia, promovendo uma maior autonomia em situações diversas do cotidiano. Movimentos como levantar e sentar e/ou deitar; vestir uma roupa; colocar um calçado, tomar banho...

Mantendo corpo e mente saudáveis
Vamos então nos exercitar? Recomendo a busca por um profissional da área da Educação Física para que ocorra uma boa orientação diante de quais exercícios poderão ser incluídos em sua rotina, pois dependerá do seu histórico de saúde. 


Imagine você, saber que poderá fortalecer seus músculos, ampliar seu equilíbrio e coordenação motora; melhorar sua força e flexibilidade; manter sua densidade óssea; prevenir problemas cardiovasculares bem como a sua diminuição; controlar artrites, diabetes e tantos outros problemas físicos que nos acometem com o passar do tempo.


Sempre é tempo de iniciar
Muitas pessoas já conseguem manter este hábito em suas rotinas. Mas e você, que está aqui comigo, lendo e pensando se inicia ou não, achando inúmeras desculpas, que tal se presentear com uma atividade ao ar livre, sozinho ou na companhia de alguém? Garanto para você que sua vida será transformada para melhor, porque é fato que, quando cuidamos do nosso corpo, tudo melhora, inclusive o humor e as relações pessoais. 


Nos sentimos mais potentes, elegantes, vencedores e mais felizes; dormimos melhor, reduzimos o índice de gordura no corpo e no sangue, dentre tantos outros benefícios. Então, será que convenci você? Escolha sempre estar de bem com a sua saúde investindo em bons hábitos que farão você se amar muito mais. Nosso primeiro grande amor: o amor próprio!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um olhar atento ao desenvolvimento dos seres humanos: ressignificando possibilidades Anterior

Um olhar atento ao desenvolvimento dos seres humanos: ressignificando possibilidades

Like 👍 Próximo

Like 👍

LEIA MAIS
24/03/2024 14:36
24/03/2024 14:36