Foto: Partido dos Trabalhadores (Divulgação)
O vereador Sidi (ao centro), entre os adversários da disputa municipal, Marina Callegaro e Luiz Boneti, e também de lideranças petistas, como o deputado Valdeci e os vereadores Helen Cabral e Valdir Oliveira
O vereador Sidi Cardoso confirmou seu favoritismo e presidirá o Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Maria. O Processo de Eleição Direta (PED) ocorreu no domingo (6) em todo o país. O resultado da disputa municipal foi divulgado no final da noite de domingo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com o apoio das duas principais lideranças na cidade – os deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira –, Sid venceu com uma larga vantagem: 1.072 votos. Segunda colocada, a também vereadora Marina Callegaro obteve 136 votos e o estudante Luiz Boneti, que ficou em terceiro lugar, 97.
Com a vitória hegemônica, por consequência, a chapa do novo presidente petista terá o controle total do diretório com 15 dos 18 membros. Sidi está no primeiro mandato de vereador e já comandou o PT em Santa Maria, hoje presidido por Ronei Lopes.
Disputa estadual
No domingo, também ocorreu a escolha dos dirigentes no Estado e no país. Em solo gaúcho, seis nomes disputam o comando da sigla, entre eles o deputado Valdeci Oliveira. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o resultado da votação. Mas tanto em nível nacional quanto estadual, há possibilidade de segundo turno.
O resultado
Confira a votação da eleição do PT em Santa Maria
- Sidi Cardoso: 1.072
- Marina Callegaro: 136
- Luiz Boneti: 97
- Votos Válidos: 1305
- Nulos: 07
- Brancos: 34
- Total de Votantes 1.346