De olho no turismo, prefeitura de Santa Maria já soma mais de 500 eventos cadastrados

De olho no turismo, prefeitura de Santa Maria já soma mais de 500 eventos cadastrados

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Disposta a potencializar, cada vez mais, o turismo para impulsionar o desenvolvimento de Santa Maria, a prefeitura comemora a marca alcançada no setor: mais de 500 iniciativas cadastradas no calendário de eventos do setor. A maioria das atrações foi incluída por meio de uma busca ativa realizada pela equipe da Secretaria de Turismo (Setur).

 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os eventos cadastrados estão distribuídos por meses e em diferentes categorias, como esportiva, cultural, religiosa, acadêmica, corporativa, de lazer e fomento. Entre eles, estão a Feira do Livro, o Festival de Inverno da UFSM, o FestMirim, o Juvenart, a Feijoada Solidária do Diário, o Acampamento Farroupilha, a Feira do Cooperativismo (Feicoop), a Romaria da Medianeira, a Tropeada da Canção Nativa e a Festa do Porongo. A plataforma contempla, ainda, outras iniciativas menos tradicionais, como rústicas, shows, campeonatos, peças de teatro e festivais e celebrações religiosas em distritos.

 
O propósito do calendário, conforme a Secretaria de Turismo, é contribuir na tomada de decisões de produtores e gestores para, ao mesmo tempo, evitar conflitos de datas e aprimorar a experiência do público. Isso porque eventos com participantes diferentes, mas que demandam os mesmos serviços (como hotelaria, gastronomia e segurança), podem gerar sobrecarga. O calendário com a relação de todos os eventos tende a evitar sobreposição, bem como não comprometer a organização e os serviços disponibilizados.


Secretário de Turismo, Ewerton Falk destaca a importância da iniciativa na organização das atrações realizadas no Coração do Rio Grande. 


– Estamos estruturando o calendário de eventos como uma ferramenta estratégica para organizadores e promotores. Ele ajuda a evitar sobreposições e permite decisões mais assertivas, garantindo que o público tenha uma experiência qualificada e que os serviços envolvidos não sejam sobrecarregados – afirmou ele.


Interessados, como produtores e promotores de eventos, podem não só consultar, mas também cadastrar suas iniciativas por meio do formulário online disponibilizado no site da prefeitura. Após, cada uma passará pela análise da Secretaria de Turismo e, se aprovada, será incluída no Calendário Oficial de Santa Maria e divulgada nas plataformas da administração municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito Decimo cumpre agenda com o Sinprosm nesta terça Anterior

Prefeito Decimo cumpre agenda com o Sinprosm nesta terça

Com licença vencida, Eduardo Bolsonaro busca manter mandato mesmo fora do Brasil Próximo

Com licença vencida, Eduardo Bolsonaro busca manter mandato mesmo fora do Brasil

Jaqueline Silveira