
Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
O Sindigêneros, sindicato que representa os donos de supermercados de Santa Maria, aprovou na segunda-feira (30), por unanimidade, a proposta de seguir com os mercados abrindo somente em feriados, mas fechando aos domingos. Com isso, até junho de 2027, eles funcionarão num calendário de feriados, abrindo geralmente pela manhã – há exceções, como aos sábados, em que o funcionamento será das 8h às 20h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o presidente do Sindigêneros, Gilberto Cremonese, houve pouca participação na assembleia de segunda. Ele acredita que alguns empresários a favor da abertura aos domingos não querem se expor e não compareceram. Cremonese disse que os proprietários que participaram da discussão foram unânimes em afirmar que a rotatividade de funcionários já é alta e que, se fosse aprovada a abertura também aos domingos, os mercados perderiam ainda mais trabalhadores.
Nos próximos dias, deve ser assinada a convenção coletiva com o Sindicato dos Comerciários, que já havia aprovado a proposta de não usar mão de obra contratada (e por consequência não abrir os mercados) aos domingos, permitindo a abertura só em feriados.