Artes Gráficas, Divulgação UFSM
Um dos projetos para os quais a UFSM e uma comitiva de Santa Maria pediram verbas para a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, nesta terça (14), pretende mudar a paisagem em pleno Centro. É o chamado Espaço Garajão, projeto que prevê uma grande área de convivência, anfiteatro a céu aberto e pergolado em um grande terreno que fica entre as ruas Alberto Pasqualini e Astrogildo de Azevedo, na área que é ocupada hoje pelo antigo Garajão dos ônibus da universidade e pela antiga Cesma, nos fundos do prédio da antiga Reitoria.
Durante a apresentação feita aos deputados e senadores gaúchos, foram pedidos R$ 9,7 milhões em emendas de bancada para 2026 para viabilizar a construção desse novo espaço. O reitor da UFSM, Luciano Schuch, também mostrou as artes gráficas de como deve ficar o Espaço Garajão após a conclusão das obras.
Pelas imagens, é possível ver que perto da Rua Alberto Pasqualini (antiga Rua 24 Horas), haverá uma grande escadaria, já que o terreno é em declive. Ao lado, um elevador para atender as questões de acessibilidade. No meio, uma praça com espaços de convivência. Perto do prédio da antiga Cesma, na Astrogildo, um pergolado. E junto ao prédio da antiga Reitoria, um anfiteatro ao ar livre, nas escadarias no fundo do edifício. Além de dar nova cara a essa importante região do Centro, permitiria uma nova ligação entre as ruas Pasqualini e Astrogildo. Também daria à região central uma nova área de convivência a céu aberto.
Se as verbas forem repassadas, a tendência é que o projeto possa ser licitado em 2026.