Duplicação da Faixa Nova: muitos anos só de promessas

Duplicação da Faixa Nova: muitos anos só de promessas

Os longos congestionamentos nos horários de pico e os 144 acidentes ocorridos em 2024 nos 9 km da Faixa Nova de Camobi são motivos mais do que justos para exigir a duplicação da rodovia. O pedido de motoristas e da população é antigo, e as promessas da obra também. Quatro anos e nove meses após a promessa do governo do Estado de que faria o projeto para duplicar a Faixa Nova, o Diário lança um selo para relembrar e cobrar para que a obra saia do papel e não caia no esquecimento.


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Quando o trecho virou uma BR, há mais de uma década, um projeto de duplicação chegou a ser cogitado pelo Dnit. Ficou só no papel. A rodovia voltou a virar RSC-287. No fim de 2020, quando o Estado decidiu fazer a concessão da rodovia para pedágios, deixou a Faixa Nova fora do projeto, o que causou indignação, pois seria a esperança de duplicar os 9 km. Foi então que, após pressão política, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, afirmou ao Diário que o governador Eduardo Leite deu aval para os trâmites internos para licitar a realização do projeto de engenharia, para futura duplicação, conforme está registrado na edição de 26/12/2020.

– Já estamos vendo internamente quanto custaria para fazer o projeto. Em janeiro de 2021, vamos tratar da contratação da empresa para fazer o projeto de duplicação da Faixa Nova – disse Faustino em 2020.

 
A licitação só ocorreu mesmo em 2022, quando em outubro a empresa Engemin, do Paraná, iniciou os estudos para definir como seria a duplicação. Eram 12 meses para entregar os projetos de engenharia, mas houve várias prorrogações. Quase dois anos depois, o projeto ainda não está 100% concluído.
Relembrando as promessas: em outubro de 2022, durante a campanha para reeleição a governador, Eduardo Leite prometeu: “Sobre a duplicação da Faixa Nova de Camobi, a obra está garantida e sairá do papel no nosso governo.”

Em maio de 2023, o diretor do Daer Luciano Faustino voltou a prometer a obra.


– São 9 km, então dá para fazer uma conta de quanto custaria (R$ 90 milhões a R$ 180 milhões). A previsão é que a Engemin entregue todos os projetos da duplicação até novembro (de 2023). Com relação à obra, a ideia é concluir o projeto este ano, para que já em 2024, com projeto orçado, a gente possa sentar com a Secretaria de Fazenda e o governador Eduardo Leite, e buscar encaixar a Faixa Nova no plano de obras. Assim, quem sabe, já no ano que vem (2024), licitar essa obra tão importante – afirmou Faustino no Diário do dia 18/05/2023.

Motoristas convivem com congestionamentos e acidentes na Faixa Nova. Foto Beto Albert, arquivo


Em maio de 2025, o Daer prometeu o projeto pronto para este ano e que iria então avaliar sua inclusão no Plano de Obras do Estado. Agora em agosto de 2025, o Daer afirmou que recebeu boa parte dos projetos da Engemin e está fazendo análises, prevendo para ter tudo concluído até dezembro. Porém, não informou quando vai licitar a obra em si, para iniciar a duplicação. A vereadores de Santa Maria, Faustino teria dito que a ideia é licitar e iniciar a duplicação em 2026.

 
A população segue à espera e sofrendo com a tranqueira, escuridão à noite e acidentes. Desde a primeira promessa, já são 4 anos e 9 meses de espera. O Diário seguirá cobrando para que a duplicação seja feita.


Na sexta-feira, o Diário voltou a cobrar do Daer uma resposta sobre o atraso no projeto. Até a publicação desta reportagem, o órgão estadual não havia respondido aos questionamentos.


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Deni Zolin

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